BC da China diz que manterá liquidez apropriada e iuan estável

PEQUIM (Reuters) - O banco central da China disse nesta segunda-feira que vai usar várias ferramentas para manter a liquidez apropriada e um crescimento razoável do crédito e do financiamento social.
O Banco do Povo da China disse que vai continuar a implementar uma política monetária prudente e manterá sua postura "nem muito frouxa nem muito apertada". O banco central disse isso em um comunicado após reunião do comitê de política monetária no segundo trimestre.
"Vamos melhorar e otimizar as estruturas de financiamento e de crédito, elevar a proporção do financiamento direto e reduzir os custos do financiamento social", disse o BC.
A performance da economia chinesa continuou estável de maneira geral, mas "a complexidade da situação econômica não pode ser subestimada", completou.
O banco central disse que as principais economias se tornaram mais divergentes. A recuperação nos Estados Unidos é modesta, a recuperação na Europa ainda precisa ser consolidada, a economia japonesa está lenta e as economias emergentes enfrentam mais dificuldades.
O banco central também reafirmou que manterá o iuan basicamente estável enquanto avança com reformas para melhorar o regime atual.
0 comentário
Crescimento econômico dos EUA acelera no 3º trimestre
Dólar tem alta leve após IPCA-15 e com mercado à espera de entrevista de Bolsonaro
IPCA-15 sobe 0,25% em dezembro, diz IBGE
Trump diz que seria "inteligente" Maduro deixar poder na Venezuela
Minério de ferro cai com manutenções em usinas e aumento de estoques em portos chineses
China se compromete a intensificar renovação urbana e estabilizar mercado imobiliário em 2026