Projeto da Embrapa quer identificar potencial de incremento na produtividade da soja a partir do auxílio polinizador das abelhas
Com objetivo de levantar a relação entre os insetos polinizadores, especialmente a abelha, e os sistemas de produção de soja, a Embrapa irá realizar um estudo de cinco anos que contemplar cinco grandes frentes de pesquisa.
Conforme explica o pesquisador da Embrapa Soja (PR) e coordenador do projeto, Décio Gazzoni, a ideia e levantar a participação desses insetos em um possível ganho de produtividade na cultura. "Nunca demos muita importância para a presença de abelha em soja, mesmo porque sempre aprendemos que essa cultura é auto polinizadora", acrescenta.
Uma das hipóteses com a qual os pesquisadores trabalham é a de que a presença de insetos polinizadores poderia complementar a fecundação das flores da soja, aumentando sua produtividade.
Entre as linhas de pesquisas previstas estão: o mapeamento dos hábitos dos insetos polinizadores nas lavouras de soja em diferentes regiões do país e o impacto dos inseticidas sobre as colônias bem como estratégias para reduzir e minimizar os riscos.
Uma das maiores preocupações dos agricultores é abrir mão dos defensivos agrícolas caso seja confirmado o papel importante das abelhas no ganho de produtividade da oleaginosa. "Mas, a nossa preocupação é a mesma do produtor, não queremos complicar o sistema de produção", afirma o pesquisador.
Gazzoni lembra também que os inseticidas biológicos e fisiológicos não afetam inimigos naturais e polinizadores.
Outra etapa da pesquisa prevê estudar as abelhas. Por meio de equipamentos específicos, é possível avaliar se as abelhas estão sendo atraídas ou repelidas pelas plantas. Se a presença desses insetos estiver relacionada à produtividade da soja, por exemplo, serão desenvolvidos meios de atraí-los aos campos de soja.
2 comentários
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira
Giacomelli Júnior Descalvado - SP
Em meio à tantas notícias ruins referentes à apicultura, essa me parece ser bem-intencionada..., mas vamos ver se também ela não se perde na burocracia e interesses de quem prefere manter nas gavetas estudos já avançados (para não se falar em prós e contras), até que algum pais surja com a solução mundial para o problema...., acredito na seriedade da Embrapa e no seu potencial nos estudos referente à produção de alimentos..., boa sorte a todos (e eu, de minha parte, vou acompanhar esse estudo).
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR
A cultura é mais soberana que a "cultura"... na década de 80 a EMBRAPA colocou o Brasil em destaque internacional com o trabalho do pesquisador Flávio Moscardi, que divulgou (e comprovou) os benefícios do uso do vírus Baculovírus anticarsia para controlar a lagarta do soja a um custo/beneficio monetário e biológico bem diferente dos métodos até então empregados... Hoje quantos usam essa tecnologia em suas lavouras? Vejam que os hábitos é que constroem a cultura... Na citricultura, pêssego e outra culturas é comum o uso de abelhas Apis com o objetivo de potencializar a polinização. Ocorre que, em cultura de grãos, a cultura é transformar o ambiente em abiótico. Vamos ver qual será o desenrolar dos fatos, vamos ver quem tem razão...