Safra de trigo francês apresenta alta proteína e baixa densidade, diz France AgriMer

PARIS (Reuters) - A safra do trigo da França, principal produtor da União Europeia, apresentava qualidade variada, marcada por altos níveis de proteína, mostrou uma pesquisa provisória da consultoria France AgriMer nesta sexta-feira.
O relatório de qualidade foi realizado com coletores de grãos usando amostras coletadas até 22 de agosto. A France AgriMer ainda esperava algumas amostras de importantes regiões produtoras da França.
O relatório mostrou que 65 por cento da safra de trigo da França tinha níveis de proteína acima dos 12,5 por cento e apenas 6 por cento estavam abaixo dos 11,5 por cento, um nível usado por importadores como o Egito e o oeste da África.
Os níveis de proteína tendem a subir quando a produtividade está baixa e a França colheu uma das piores safras de trigo em anos após fortes chuvas no fim de maio e início de junho, com a produtividade caindo mais de 30 por cento ante 2015.
O relatório da France AgriMer também mostrou que 79 por cento da colheita testada havia números de Hagberg em queda — uma medida da qualidade de moagem do trigo — acima dos 240 segundos, comparado com 95 por cento em 2015.
Por outro lado, o relatório provisório mostrou que a média do peso específico, uma medida de densidade dos grãos, em queda acentuada ante os níveis recordes de 2015. Apenas 28 por cento da lavoura foi colocada acima dos 76 quilogramas por hectolitre, o nível usado pelos contratos futuros de moagem de trigo da Euronext.
(Por Sybille de La Hamaide)
0 comentário
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja