Estudo do Mapa vai identificar potencial de crescimento das exportações agrícolas
A Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está desenvolvendo um estudo para verificar o potencial de crescimento do agronegócio brasileiro. O Brasil detém 6,9% do comércio mundial do agronegócio, estimado em US$ 1,1 trilhão. A meta do governo é atingir 10% do mercado internacional em cinco anos.
As informações sobre o estudo foram apresentadas nesta quinta-feira (27) para representantes dos ministérios que participam da Câmara do Comércio Exterior, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e de outras secretarias do Mapa.
“Identificamos que a grande oportunidade está em produtos agrícolas processados, como bebidas, óleo de palma, pescados congelados e chocolates”, salientou o secretário da SRI Odilson Ribeiro. Esses itens têm valor agregado.
“Somos competitivos em 40% do mercado agrícola mundial. Nos 60% restantes, procuramos identificar novos produtos potenciais, que poderão atingir mais de 1% de participação nas exportações mundiais. A ideia é aprofundar o trabalho com esses setores”, acrescentou Odilson Ribeiro.
0 comentário
Advogados pedem autorização para Bolsonaro se internar na quarta e passar por cirurgia na quinta
BNDES aprova R$2 bi para ferrovia da Rumo em Mato Grosso
Anvisa registra melhor resultado da história no controle de resíduos de defensivos agrícolas em alimentos
Indonésia projeta 15,65 mi quilolitros de biodiesel para 2026, leve alta ante 2025
APTA inaugura Centro de Pecuária Sustentável do Instituto de Zootecnia em São José do Rio Preto
A história de um pioneiro que fez a cerejeira florescer no Brasil