Abiove revisa previsões para o complexo soja até setembro de 2016
São Paulo, 31 de outubro de 2016 - A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) atualizou as informações estatísticas do complexo soja até setembro de 2016 e revisou as projeções para 2017.
No balanço de oferta e demanda anual foram reduzidos os volumes de processamento e de importação de soja em grão. Houve retração nas estimativas sobre produção e exportação de farelo e de óleo de soja. Os estoques finais de soja em grão foram elevados.
Quanto às projeções para 2017, alteraram-se apenas os estoques iniciais e finais de soja em grão.
As estatísticas do complexo soja se baseiam em dados mensais atualizados até setembro deste ano e a amostragem cobre de 76% a 80% do setor.
Processamento – Em relação à previsão anterior, feita pela Abiove em 29 de setembro, a queda no processamento de soja é de 1%, passando de 40,30 milhões de toneladas para 39,90 milhões de t.
Produção de farelo – Quanto à produção de farelo, levando também em consideração a estimativa anterior, a redução é de 1%, de 30,60 milhões de t para 30,30 milhões de t.
Exportação de farelo – A exportação de farelo está prevista agora em 14,90 milhões de t, ante 15,20 milhões de t estimadas em 29 de setembro.
Óleo de soja – A previsão de produção era de 8 milhões de t, em comparação com a estimativa atual de 7,95 milhões de t, uma pequena queda de 0,6%.
1 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC
Faltou dizer que, segundo a Abiove, a exportação de soja, em relação ao ano passado, vai cair 3,4% e o estoque final vai aumentar 87%, de 1,8 para 3,4 mi de ton. Volto a repetir, pela Secex a exportação de soja para a China no periodo de janeiro-setembro, na comparação 2015-2016 caiu 1%.