Arroz poderá alcançar 8,4 milhões de toneladas no Rio Grande do Sul
Como sempre, na agricultura, tudo depende do clima. Se ele ajudar, diminuindo a frequência de chuvas torrenciais no Estado, a atual safra gaúcha de arroz poderá chegar a 8,4 milhões de toneladas. Se não, o sentimento é de que pelo menos 8,2 milhões de toneladas já estejam garantidas. A afirmação é do presidente da Federação das Associações dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, que lançou ontem a 27ª Abertura oficial da colheita do arroz.
"Temos registros de chuvas de 150 mm em uma manhã, o que lava a terra e corrói os nivelamentos", explica Dornelles. Outro fator que preocupa os produtores é a radiação solar, apontada como diferencial para a grande produtividade do Estado no setor, e que, nesta temporada, estaria abaixo da média. "Caso continue assim, poderá repercutir em uma produção menor", projeta o presidente, que afirma, por isso, ainda ser cedo para previsões mais certeiras.
Sobre a comercialização da safra, Dornelles está mais otimista com o cenário atual, em relação ao que se via no fim de 2016. O motivo é que se vê, agora, a tendência de um dólar mais fraco para o período da venda. "Isso melhorará bastante nossa competitividade, além de dificultar um pouco a entrada do arroz importado no Brasil", argumenta Dornelles. Embora produza menos de 2% do arroz mundial, o País é responsável por mais de 2% das exportações mundiais, além de suprir cerca de 85% do consumo interno.
Leia a notícia na íntegra no site do Jornal do Comércio
0 comentário
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja