Mais de 173.000 hectares de soja foram perdidos no centro-norte de Santa Fe, na Argentina
Durante a primeira semana de fevereiro, as chuvas que caíram nos departamentos do norte da região centro-norte da província de Santa Fe, na Argentina, foram importantes em toda a região, com os sistemas produtivos apresentando distintos graus de recuperação.
De acordo com o boletim semanal de Sistema de Estimativas Agrícolas (SEA) da Bolsa de Comércio de Santa Fe (BCSF) e o Ministério da Produção da província, a maior atividade e movimento de equipamentos e maquinários foi registrada para o plantio e o replantio de soja de segunda safra, sorgo e milho de segunda safra, além das aplicações, monitoramentos e controles dos cultivos. Nesta semana, o processo de plantio e replantio foi encerrado na região.
O SEA indicou que durante a próxima semana haverá uma instabilidade na região e que nos departamentos do norte, como 9 de Julio, Vera e General Obligado serão registradas chuvas mais abundantes, o que deve complicar as atividades e os sistemas produtivos nas áreas afetadas.
O desenvolvimento dos cultivos de soja de primeira safra continuou sem inconvenientes no centro-norte de Santa Fe, sob condições ambientais adequadas que geraram cenários e reações favoráveis em uma parte dos cultivos que suportaram os excessos hídricos.
A BCSF estimou uma perda por mortalidade de plantas devido aos excessos hídricos de 101.200 hectares, o que representaria 11,5% da superfície plantada. Outros 14% não puderam ser plantados também por conta dos excessos, representando 72.000 hectares. Ou seja: mais de 173.000 hectares foram perdidos na zona.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira