Paraguai: soja perde qualidade e rendimento com chuvas no departamento de Itapúa, mas colheita ainda deve ser recorde
No Paraguai, em contraposição a todas as previsões climáticas, o noroeste do departamento de Itapúa recebeu, semanas atrás, um excesso de chuvas que ocasionou em perdas de 12% em rendimento de soja e de cerca de 7% nos preços recebidos pela baixa qualidade dos grãos, informou Rubén Zoz, presidente da Cooperativa Naranjito, da colônia Naranjito.
O líder da cooperativa explicou que a baixa por excesso de umidade é perceptível em comparação ao rendimento das parcelas que foram colhidas antes das chuvas. Ele também comentou que, depois das chuvas, os grãos também mudaram de aparência e que a carga de caminhões pesa menos, apesar de estar cheia.
"São aplicados alguns descontos por grãos de má qualidade. A baixa é notada na diferença que tem uma variedade antes da chuva e depois da chuva, sendo que elas foram plantadas na mesma data, com os mesmos cuidados culturais, mas pesando 500kg a menos", disse.
A colheita da safra 2016/17 avançou lentamente no departamento devido às pausas forçadas pelas constantes chuvas.
A expectativa é enorme, no entanto, por conta dos altos rendimentos alcançados, que permitiriam estimar uma colheita recorde a nível país de cerca de 10 milhões de toneladas para este ano, segundo previsões da União de Grêmios da Produção (UGP).
O Uruguai também deverá ter uma colheita recorde de soja, de 3 milhões de toneladas, o que fará com que o grupo de produtores da América do Sul supere este ano as 170 milhões de toneladas, representando mais de 50% da produção mundial.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira