Paraguai: com rendimentos previstos em 17 sc/ha, soja safrinha está "horrível", diz produtor
Devido às condições climáticas adversas das últimas semanas no Paraguai, a soja safrinha terá um péssimo rendimento, chegando apenas a 1000kg (17 sacas) por hectare, o que representa 1/3 do rendimento médio da safra principal.
"A safrinha está horrível. Há um risco de que haja um rendimento de apenas 1000kg por hectare", disse Armín Lorenz, produtor e dirigente de uma associação. Ele lamentou que as chuvas excessivas dos últimos dias agravaram ainda mais a situação. "O pior problema é que fazia muito frio à noite e havia muitos dias nublados. E, agora, com o excesso de chuva, há um maior atraso", explicou. Cultivos plantados em fevereiro apresentam, três meses depois, um desenvolvimento bastante tímido.
O produtor Milton Márcio Wander, de Santa Rita, disse, em entrevista ao Notícias Agrícolas, que "fazendo as contas, não é vantajoso fazer a safrinha de soja porque o frio prejudica a produtividade e os custos permanecem cada vez mais altos". No relato do produtor, ele conta que as enxurradas trouxeram consequências na qualidade do solo, arrastando a camada fértil.
Lorenz recordou ainda que não só a soja safrinha enfrentará problemas: o milho e o trigo também.
A safra principal de soja, por sua vez, teve um bom resultado, ultrapassando as 10 milhões de toneladas colhidas. Considerando a superfície plantada nesta safra, de mais de 3,2 milhões de hectares, a safrinha não alcança nem 40%, estimou o produtor.
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto