Câmara aprova medidas provisórias que alteram unidades de conservação no Pará

Publicado em 17/05/2017 09:29

LOGO REUTERS

(Reuters) - A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira medida provisória que exclui 852 hectares do Parque Nacional do Jamanxim, no Pará, para adequá-lo à passagem de uma ferrovia paralela à rodovia BR-163, e também aprovou alteração nos limites de unidades de conservação ambiental no Pará e em Santa Catarina, informou a Agência Câmara.

Em votações marcadas por obstrução da oposição, que considera que as medidas fragilizam a proteção ambiental, os deputados aprovaram a Medida Provisória 758, que altera os limites do Parque Nacional do Jamanxim, e a MP 756, que modifica os limites do Parque Nacional do Rio Novo e da Floresta Nacional do Jamanxim, além de reverter uma ampliação recente do Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina.

Segundo o governo, a ideia da MP 756 é diminuir conflitos em relação à implantação definitiva da Floresta Nacional do Jamanxim, mediante dificuldades para conter a exploração da região de forma ilegal por meio de desmatamento e garimpo, de acordo com a agência.

Ambientalistas, no entanto, afirmam que a medida vai reduzir a área da floresta de aproximadamente 1,3 milhão de hectares para cerca de 815 mil hectares e aumentar a degradação ambiental.

"Além do desmatamento, a região já é conhecida pelo garimpo, invasão e grilagem de terras públicas. As alterações previstas nas MPs servem para regularizar essas atividades e posses

ilegais", disse o Instituto Socialambiental (ISA) em nota técnica.

As duas medidas provisórias aprovadas pela Câmara agora serão analisadas pelo Senado.

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário