IAPAR lança café resistente aos principais nematoides da cultura
O IAPAR apresenta ao setor produtivo nesta quinta-feira (29) a cultivar de café IPR 106. O lançamento é parte das atividades comemorativas dos 45 anos da instituição.
A principal característica da nova cultivar é a resistência aos nematoides Meloidogyne incognita e Meloidogyne paranaensis, espécies que inviabilizam a atividade cafeeira em muitas regiões produtoras do Brasil, de acordo com o melhorista Gustavo Hiroshi Sera.
A nova cultivar é indicada para regiões aptas ao cultivo de café arábica com temperatura média anual entre 20ºC e 23ºC. Suas plantas têm porte médio, boa arquitetura e ramificação abundante, e são adequadas para formar lavouras tanto em plantios convencionais como no sistema adensado. O potencial produtivo passa de 50 sacas beneficiadas por hectare, informa o pesquisador.
De ciclo tardio, IPR 106 possibilita arranjos com outras cultivares disponíveis no mercado – de ciclo precoce, semiprecoce, médio e semitardio – para viabilizar a colheita da lavoura em etapas, o que possibilita obter maior quantidade de frutos maduros e também reduzir os custos com mão de obra e infraestrutura.
Sobre a qualidade, chama atenção o grande percentual de grãos verdes com peneira superior a 16 – característica valorizada pelo mercado, sobretudo o segmento de cafés especiais. Na mesa de degustação, é uma bebida de aroma intenso, encorpada, com sabor adocicado e bom equilíbrio entre acidez e amargor. “Atende todos os requisitos internacionais", conclui o pesquisador.
O IAPAR terá sementes de IPR 106 à disposição dos viveiristas ainda este ano. Produtores poderão adquirir mudas para formação de lavouras a partir de 2018.
0 comentário
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas