Novo blog do SENAR aborda benefícios da biotecnologia na agricultura
Lançado na última quarta-feira (12), o blog Biotecnologia no SENAR é uma nova ferramenta on-line que traz informações sobre as tecnologias Bt (resistentes a insetos) e sobre a importância da adoção das boas práticas agronômicas. O conteúdo foi elaborado por meio de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), que coordena o programa Boas Práticas Agronômicas (BOAS) desde 2015.
O novo ambiente virtual é direcionado a produtores de soja, milho e algodão Bt, que convivem diariamente com a biotecnologia no campo. Desenvolvida para melhorar as características de plantas e microrganismos, a biotecnologia é uma ferramenta que contribui para produzirmos mais alimentos sem aumento proporcional da área cultivada.
Com o blog, que vai reunir, entre outros materiais, notícias, folders, videoaulas, vídeos técnicos e depoimentos, as entidades envolvidas querem incentivar o agricultor a adotar as boas práticas no campo, proteger a produtividade e evitar a perda dessa tecnologia.
A diretora-executiva do CIB e coordenadora do BOAS, Adriana Brondani, explica que a parceria com o SENAR pode ajudar o produtor rural a se adaptar a diferentes desafios. “A ideia é unir esforços e expertises do CIB e do SENAR para oferecer ao agricultor o que há de melhor em conteúdo informativo, com uma comunicação dinâmica, eficiente e de qualidade.”
Adriana esclarece que as principais estratégias sugeridas pelo CIB para o produtor pôr em prática as boas práticas agronômicas são: dessecação antecipada, uso de sementes certificadas, tratamento de sementes, adoção de áreas de refúgio, controle de plantas daninhas e voluntárias e monitoramento de pragas. “Hoje, quem mais se beneficia da biotecnologia é, de fato, o agricultor. Para o CIB, pessoas bem informadas tomam melhores decisões, e a parceria com o SENAR permite justamente um aprofundamento da informação técnica.”
Segundo o assessor técnico do SENAR, Rafael Diego da Costa, as instituições parceiras estão alinhadas nas estratégias de educação e difusão de informações que buscam promover o desenvolvimento econômico e social do setor, dando aos agricultores ferramentas para produzirem de forma ainda mais eficiente.
0 comentário
Anvisa registra melhor resultado da história no controle de resíduos de defensivos agrícolas em alimentos
Indonésia projeta 15,65 mi quilolitros de biodiesel para 2026, leve alta ante 2025
APTA inaugura Centro de Pecuária Sustentável do Instituto de Zootecnia em São José do Rio Preto
A história de um pioneiro que fez a cerejeira florescer no Brasil
Vendas nominais no varejo devem subir até fevereiro de 2026, aponta IDV
Fundepag incentiva debate e aprofunda conceitos sobre agricultura regenerativa