Novidades no regulamento do Concurso de Qualidade do Café de SP
A Câmara Setorial de Café de São Paulo anunciou esta semana duas novidades no regulamento do 16º. Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo – Prêmio Aldir Alves Teixeira. A proposta da comissão coordenadora é tornar esse certame ainda mais disputado.
Este ano, além das categorias Café Natural e Café Cereja Descascado (com lotes de 8 sacas cada) e Microlote (de 2 sacas), foi criada mais uma: a de Nanolote, de apenas 10 kgs. Cada cooperativa e associação de produtores do Estado poderão inscrever um único nanolote no concurso. Todos passarão pelo crivo do Júri Técnico, mas apenas um será eleito o melhor de São Paulo. “O objetivo é descobrir verdadeiros diamantes nesta safra 2017/2018. O nanolote será altamente exclusivo e com certeza será muito disputado principalmente por cafeterias e casas de café”, diz Eduardo Carvalhaes Junior, presidente da Câmara Setorial de Café. Os nanolotes são uma novíssima tendência nas casas de café brasileiras e estrangeiras, que escolhem lotes muito pequenos, com seleção muito cuidadosa, para oferecer sabores distintos e raros aos consumidores.
A outra novidade no regulamento deste ano refere-se ao valor do lance mínimo no leilão de venda dos lotes finalistas: passa a ser 80% acima da cotação BMF/Bovespa do dia anterior ao pregão (antes esse valor correspondia a 50%). O lance mínimo para aquisição do Nanolote será informado oportunamente pela comissão organizadora. “O lance mínimo aumentado responde devidamente à valorização dos cafés de alta qualidade que o mercado apresenta”, explica Nathan Herszkowicz, coordenador do concurso.
Podem participar do concurso estadual apenas os lotes finalistas dos certames regionais. Cooperativas e associações de produtores tem até 9 de outubro para se inscreverem na etapa estadual. Também em outubro as amostras passarão pelo Júri Técnico, nos dias 25 e 26, com a divulgação dos lotes finalistas no dia 30. O leilão desses cafés será realizado no período de 3 a 9 de novembro. No dia 17 de novembro, em cerimônia no Museu do Café, em Santos, será feita a premiação dos produtores e empresas campeãs do concurso (que são aquelas que mais se destacaram no leilão).
Evento tradicional e um dos mais antigos certames nacionais, o Concurso é uma iniciativa da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, através da APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, e da CODEAGRO - Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios. Conta com a parceria da Câmara Setorial do Café, da Associação Comercial de Santos, do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo, Associação Brasileira da Indústria de Café e do Instituto Biológico.
“O Concurso tem sido apontado como importante ferramenta para melhoria da qualidade dos grãos de café, estimulando as boas práticas que conduzem à qualidade e premiando produtores, indústrias de torrefação, cafeterias e empresas exportadoras, tudo resultando em melhoria do valor agregado do produto e do conceito de qualidade do Café de São Paulo”, diz o presidente da Câmara Setorial, Eduardo Carvalhaes.
O regulamento e demais informações podem ser acessados no site: www.sindicafesp.com.br
0 comentário
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas