Colheita de café conilon está praticamente finalizada, mas negócios no Brasil seguem limitados
A colheita de café conilon (robusta) está praticamente finalizada no Brasil, conforme apontam as principais estimativas da safra 2017/18, porém, os negócios ainda não ganharam ritmo nas praças de comercialização do país mesmo com cotações acima de R$ 400 a saca em algumas localidades. O Espírito Santo é o maior estado produtor da variedade.
"Com o encerramento da colheita de robusta no Espírito Santo, produtores da variedade saíram do mercado, voltando-se ao desenvolvimento da próxima safra (2018/19). Nesse cenário, as negociações seguem limitadas e os preços da variedade, sustentados em patamares elevados", reportou o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Esalq/USP).
Na última sexta-feira (4), o Indicador CEPEA/ESALQ do robusta, tipo 6, peneira 13 acima, teve a saca de 60 kg cotada a R$ 416,39 com queda de 0,08%.
O Cepea ainda destaca que durante todo o mês de julho a disponibilidade do grão no mercado também foi baixa. "Muitos produtores esperavam que os preços aumentassem de forma mais acentuada para fechar negócios; No entanto, eles estavam negociando apenas quando precisavam de fluxo de caixa. Com a retração dos vendedores e a demanda enfraquecida, as cotações de robusta oscilaram ligeiramente durante o mês", afirma.
De acordo com estimativa da consultoria Safras & Mercado, a colheita de café conilon está na reta final e atinge 98% da safra até o dia 1º de agosto, o que corresponde a um avanço de 2 pontos percentuais na comparação com a semana passada. No entanto, nessa mesma época do ano passado, a colheita já havia sido finalizada. Levando em conta as variedades arábica e conilon, a colheita total de café do Brasil totaliza 80%.
Levando em conta a estimativa da Safras, de produção de 51,1 milhões de sacas de 60 kg nesta safra, é apontado que já foram colhidas 40,74 milhões de sacas até o dia 1°.
0 comentário
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta