Estudo da Farsul aponta que câmbio mantém custo de produção no campo em queda
A taxa cambial foi responsável por mais uma queda nos custos de produção no setor rural. Conforme levantamento divulgado pela assessoria econômica do Sistema Farsul, nesta quarta-feira, dia 23, o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) de julho registrou -0,22%, tendo os agroquímicos como principais responsáveis pelo resultado, em especial os inseticidas.
O acumulado do ano apresentou deflação de 4,91%. O mesmo aconteceu no período de 12 meses que registrou -3,39%, tendo fertilizantes como o item de maior retração nos preços, chegando a -15%. Entre as lavouras, milho é a que possui o menor custo de produção.
Já o Índice de Preços Recebidos pelo Produtor (IIPR) atingiu 2,42%, sendo o terceiro mês de crescimento consecutivo, após dez de queda. Os produtos mais valorizados foram trigo (5,3%) e soja (3,3%). Porém, no acumulado do ano o resultado é de queda (-13,4%), assim como no período de 12 meses (-20,6%).
2 comentários
Plano de negócios para expansão fortalece cooperativa e amplia oportunidades para produtores
Advogados pedem autorização para Bolsonaro se internar na quarta e passar por cirurgia na quinta
Wall St abre em baixa com alta de rendimentos após dados do PIB
Bolsonaro cancela entrevista ao Metrópoles por questões de saúde
Principais BCs realizam em 2025 maior movimento de afrouxamento em mais de uma década
Rússia levanta preocupações com EUA sobre ações na Venezuela, dizem agências de notícias russas
José Luiz Lazaron Itanhangá - MT
Tá de brincadeira, por isso, q todos acham q produtor de alimentos está milionário, venha pro campo trabalha conosco e vai ver q realmente baixou, mas não foi o custo de produção, que baixou literalmente foi a renda de quem produz, ....
Pedro A Philippsen nova santa rosa - PR
Precisamos de um dólar na faixa de RS 3.50 para vendermos a produção no momento. Safra e safrinha foi plantada com valor de insumos alto.