Clima seco favorece colheita do café
O tempo seco tem colaborado para a colheita de café em diversas regiões do Brasil. De acordo com o segundo levantamento da safra 2017, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estima-se que até o final de agosto a colheita chegue aos92,6% no Brasil e 91% em Minas Gerais (maior produtor do grão).
“A expectativa é de que a colheita em Minas termine até outubro. No restante do país, principalmente na Bahia e no Espírito Santo, a colheita deve se estender até dezembro”, afirma o engenheiro agrônomo da Conab, Fabiano Vasconcelos.
O engenheiro diz ainda que o clima seco favorece a colheita do café. “Isso permite a maturação uniforme dos frutos e garante a boa qualidade dos grãos. Além disso, para a colheita mecanizada, o solo deve estar seco, para que as colhedeiras possam trabalhar de forma mais eficiente”, finaliza.
De acordo com a meteorologista da Climatempo, Camila Ramos, o clima vai continuar “amigável” para os cafeicultores. “O ar seco ainda vai predominar na Bahia e em Minas Gerais neste mês de setembro. O interior do Espírito Santo também fica muito quente e com pouca chuva”, afirma.
Para o mês de outubro, a tendência é que as pancadas de chuva comecem a retornar aos poucos nos três estados brasileiros, mas sem prejuízos para as safras de café.
0 comentário
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta