Em função do feriado, Comissão Mista adia votação da MP do Funrural para a próxima semana

A Medida Provisória nº793/17, que trata das negociações relativas ao Fundo de Apoio ao Trabalhador Rural (Funrural), teve sua votação, que seria realizada nesta terça-feira (10), adiada para a próxima semana.
A decisão foi tomada pela Comissão Mista em decorrência do feriado nacional do dia 12 de outubro, o que poderia acarretar em um baixo quórum para a votação. Além disso, a Comissão também aguarda os embargos de declaração a serem feitos no Supremo Tribunal Federal (STF) após a divulgação do inteiro teor do acórdão que determinou a constitucionalidade do Funrural.
Essa MP traz algumas questões como a redução da alíquota do tributo para 1,5% sobre a comercialização bruta e o parcelamento do passivo daqueles produtores que o possuem a partir de um acréscimo na alíquota reduzida. Ela conta com mais de 700 emendas que devem ser discutidas no âmbito do Congresso Nacional.
Em entrevista ao Notícias Agrícolas, o deputado-federal Nilson Leitão (PSDB/MT), vice-presidente da Comissão Mista, havia dito que "dificilmente não terá a cobrança" do Funrural e que, por isso, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) não abre mão da MP a ser votada. "Não podemos ser irresponsáveis, temos que ter um instrumento para minimizar a 'pancada' que vai vir", destacou.
Neste momento, a recomendação para aqueles produtores que não desejam pagar o tributo é que se resguardem juridicamente e guardem o valor do Funrural, ou depositem em juízo.
Na semana passada, o procurador-geral da Fazenda, Fabricio Da Soller, invalidou a resolução nº15 do Senado Federal, que anistiaria os produtores do pagamento do Funrural. Com isso, a Receita Federal avisou que não abriria mão do tributo - que conta, atualmente, com uma alíquota de 2,3%.
0 comentário
Decisão do STF sobre marco temporal pode travar investimentos no campo e acirrar conflitos, avalia advogada
Comissão de Finanças aprova acesso de cooperativas aos fundos de desenvolvimento regional
CRA aprova avaliação do Programa Nacional de Reforma Agrária
Morosidade na análise de moléculas leva Comissão de Agricultura a cobrar posicionamento do Mapa
Mudança na tributação do arrendamento rural avança na Câmara
Sob relatoria de Lupion, CAPADR aprova novo marco para renegociação de dívidas rurais