Algodão: vazio sanitário começa nos municípios de Mato Grosso no domingo
Os produtores de algodão dos municípios que integram os núcleos regionais Médio Norte, Norte e Noroeste – regiões de Campo Novo do Parecis, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Sapezal, respectivamente – têm até o sábado (14/10) para concluir a destruição dos restos culturais do algodoeiro.
A partir de domingo (15/10) começará o período de vazio sanitário nos municípios que integram a Região II, de acordo com a Instrução Normativa Conjunta Sedec/Indea-MT nº 001/2016, que dispõe sobre medidas fitossanitárias para controle do bicudo-do-algodoeiro em Mato Grosso. A legislação vigente dividiu o estado em duas grandes regiões no que diz respeito ao calendário de plantio do algodoeiro e ao vazio sanitário, período caracterizado pela ausência de plantas com risco fitossanitário e restrição de plantio.
Na Região I, integrada por municípios dos núcleos regionais Centro, Centro Leste e Sul (regiões de Campo Verde, Primavera do Leste e Rondonópolis, respectivamente), o vazio sanitário foi iniciado em 1º de outubro e terminará em 30 de novembro.
Leia a reportagem completa no site SF Agro
0 comentário
Algodão/Cepea: Liquidez diminui no spot
Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige manejo precoce
Safra de algodão caminha para redução de área e possível recorde nas exportações
Abapa concluiu reuniões do seu Abapa Conecta em 2025, intensificando a batalha contra o “bicudo”
Algodão/Cepea: Preços domésticos oscilam; exportações podem atingir novo recorde
Anea otimista com novembro forte e incremento dos embarques pelo Porto de Salvador