Temperaturas mais baixas podem atrasar o desenvolvimento da soja no Paraná

Nelson Harger, gestor da área de Produção Sustentável de Grãos da Emater/PR, conta que, após as chuvas ocorridas no último final de semana no Paraná, muitos produtores têm demonstrado preocupação, principalmente na região oeste do estado, que já finalizou o plantio. Há relatos de morte de plântulas e o solo se mostra encharcado e úmido.
As chuvas devem retornar na próxima quarta-feira (25) e o mês deve acumular mais de 100mm. Contudo, o impacto dessas chuvas precisará ser aguardado para saber qual é a melhor decisão a ser tomada em relação às lavouras.
O que mais preocupa, entretanto, é o frio, como destaca Harger. A soja está condicionada a um solo mais quente. Porém, o estado possui uma previsão de médio prazo de temperaturas cerca de 2ºC a 3ºC abaixo da média histórica, o que pode influenciar na fase inicial de estabelecimento das lavouras. O gestor também alerta para a possibilidade de um La Niña moderado, que ainda traz implicações para o milho de segunda safra, necessitando de uma maior atenção do produtor para este fato.
Sempre que possível, o plantio do milho de segunda safra é estabelecido em janeiro. Porém, este ano safra poderá trazer um risco considerável influenciado, principalmente, pelo clima, em detrimento da janela da soja.
O gestor acredita que o plantio de soja no Paraná já passa dos 70%. Dentro da época de plantio recomendada, os produtores atrasaram apenas de 10 a 15 dias para colocar a semente no solo.
0 comentário
Soja recua em Chicago nesta 6ª feira com farelo caindo mais de 1% e demanda chinesa ainda no radar
Soja sente tombo de Chicago nos portos, mas dólar e demanda chinesa amortecem pressão no Brasil
Soja 26/27: chuva aperta janela no RS e exige precisão no plantio; especialista aponta estratégias para proteger produtividade
Soja despenca mais de 15 pontos em Chicago com pressão dos derivados; dólar limita impacto no Brasil
StoneX vê safra de soja 26/27 do Brasil em 183,36 mi t e menor exportação de milho em 25/26
Entrada da nova safra americana no mercado traz pressão sazonal sobre a soja de Chicago, mas clima do BR permanece no radar