Produção de soja cresceu 16% no Paraguai, aponta IGC
De acordo com o último boletim do Conselho Internacional de Grãos (IGC), a produção paraguaia de soja cresceu 16% na safra 2017/18 em comparação com a anterior, alcançando 10,3 milhões de toneladas. Na temporada 2016/17, a produção nacional registrou um volume de 8,9 milhões de toneladas, segundo a entidade, que toma como referência os períodos entre março e fevereiro para cada safra.
Se for somado o remanescente da safra passada, a disponibilidade de matéria prima no Paraguai foi de 10,4 milhões de toneladas, das quais 5,9 milhões de toneladas são destinadas para a exportação em grão, 3,9 milhões de toneladas para a indústria moageira local e 0,7 milhões de toneladas para alimentação animal e estoques.
O IGC ainda apontou que a indústria de soja paraguaia teve um crescimento de 15% na safra 2017/18. O volume de processamento da safra 2016/17 foi de 3,4 milhões de toneladas, enquanto a safra 2017/18 teve um volume de 3,9 milhões de toneladas.
Apesar de alguns riscos de maior saída de matéria prima, a indústria de soja possui boas perspectivas para esse ano, com um importante crescimento sendo previsto. A Câmara Paraguaia de Processadores de Oleaginosas e Cereais (Cappro) comunicou que essas perspectivas vêm sendo consolidadas conforme a safra avança. Espera-se que a moagem supere a média dos últimos cinco anos.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Prêmios da soja 25/26 começam a semana positivos no Brasil e mercado, afirma Brandalizze, é comprador
NOPA: Esmagamento de soja dos EUA é recorde para novembro, mas fica abaixo do esperado
Soja intensifica baixas em Chicago nesta tarde de 2ª feira
Agrural: Chuvas se regularizam e lavouras de soja têm boas condições no Brasil
Soja/Cepea: Negócios se aquecem no spot
Soja: Mercado opera em campo misto e com estabilidade na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira