Argentina: em reunião com o setor agrícola, Macri diz que atual esquema dos direitos de exportação sobre a soja está mantido
O presidente da Argentina, Maurício Macri, declarou que não haverão mudanças no esquema de queda dos direitos de exportação, as chamadas "retenciones", sobre a soja, bem como não serão reimplantados direitos de exportação para outros cultivos.
Em uma reunião na Casa Rosada, que durou 45 minutos, o chefe do Estado dirigiu essa mensagem aos representantes do setor agrícola do país, que vinham pedindo por uma audiência com Macri há um mês, em meio a fortes versões sobre uma mudança a respeito do que está em vigência.
Desde janeiro, os direitos de exportação para a soja estão tendo uma queda de 0,5% a cada mês. Atualmente, a taxa é de 27%. Vale lembrar que, quando assumiu, Macri eliminou os direitos de exportação sobre o milho, o trigo, o girassol, a carne e economias regionais, entre outros produtos.
No encontro, os representantes do agro e o presidente também ficaram de trabalhar juntos em temas como logística, transporte e competitividade, o que será realizado no marco de mesas já formadas. Na ocasião, Macri reconheceu que a situação em algumas economias regionais é delicada.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira