CNC: Produtores de café conilon e robusta podem se associar à BSCA
Na terça-feira, 7 de agosto, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), entidade que compõe o quadro de associados do Conselho Nacional do Café (CNC), comunicou que abriu aos empresários da cadeia produtiva dos cafés conilon e robusta a possibilidade de se filiarem à instituição.
A decisão, de acordo com a BSCA, deu-se após uma série de análises e observações do trabalho que os produtores da espécie Coffea Canephora realizam no Brasil, focando cada vez mais em qualidade, excelência e alcançando resultados muito expressivos.
"Esse é um motivo de satisfação, pois a cafeicultura brasileira é única, sem distinção de espécies e variedades. É, também, um reconhecimento da excelência que os empresários da cadeia dos cafés conilon e robusta vêm realizando, puxados, no Espírito Santo, por exemplo, pelas pesquisas do Incaper, pela liderança de nossas cooperativas e do braço capixaba da OCB, tão bem coordenados pelo nosso conselheiro diretor Bento Venturim, presidente do Sicoob Central ES", destaca o presidente do CNC, Silas Brasileiro.
No Brasil, as duas variedades da espécie Coffea Canephora mais cultivadas são conilon e robusta. Em 2018, elas representarão aproximadamente 24% da produção nacional, com a colheita estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 13,7 milhões de sacas de 60 kg (safra total de 58 milhões de sacas). Os principais Estados produtores da espécie são Espírito Santo, Bahia e Rondônia.
0 comentário
Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã