Argentina: para ministro da Agricultura de Córdoba, direitos de exportação sobre a soja têm de ser extinguidos
O ministro da Agricultura e Pecuária da província de Córdoba, Sérgio Busso, disse na quarta-feira (29) que os direitos de exportação, as chamadas "retenciones", sobre a soja na Argentina, não deveriam apenas continuar com seu cronograma de diminuição, mas também que deveriam ser eliminados.
"Seguimos salientando que os direitos de exportação sobre a soja têm de ser eliminados. Não faz sentido que a gente continue aplicando esse método", disse o ministro durante uma jornada sobre soja e milho organizada pelo AgroVoz.
Para Busso, o exemplo da retirada dos direitos de exportação sobre o trigo e o milho, que impulsionou a produção de ambos os cultivos, é um exemplo das vantagens que há em eliminar esse tipo de tributo. E ele acrescentou que os dólares que vão para o Governo nacional poderiam dinamizar a economia das províncias.
Ele também pediu por medidas para impulsionar a produção. "O país não irá para a frente apenas com a redução do déficit fiscal. Temos que produzir e, para isso, os produtores não podem ter travas", enfatizou. Ele salientou, neste contexto, que o impacto na economia foi notado quando o campo sofreu com o clima.
Os produtores, segundo Busso, apostam em reverter esse cenário no novo ciclo agrícola.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira
Safra recorde: Biond Agro projeta mais de 176 milhões de toneladas de soja no Brasil em 2025/26
USDA informa nova venda de soja para China com volumes da safra 26/27
Agrural: Estimativa de produção de soja sobe; colheita começa em áreas pontuais