Japão: Eleitores voltam a enfrentar filas em Nagoia; Tóquio e Hamamatsu têm votação rápida

Publicado em 28/10/2018 09:17
por Alternativa Online (Japão)

Nagoia - O Consulado do Brasil em Nagoia (Aichi) iniciou o segundo turno da eleição presidencial com mais espaços para dividir as seções eleitorais e assim tentar diminuir o tempo de espera dos eleitores para votar.

Como se sabe, no primeiro turno na capital de Aichi, realizado na Universidade Chukyo, a maior reclamação dos eleitores foi a longa fila para votar, chegando a uma espera de mais de três horas.

Neste domingo, o tempo de espera diminuiu nos novos locais de votação, mas mesmo assim havia grandes filas e alguns eleitores levaram mais de duas horas para votar.

Em Hamamatsu e Tóquio, havia pouca fila até o meio-dia, em uma eleição aparentemente tranquila e sem problemas.

O cônsul em Nagoia, Nei Bitencourt, disse que além das salas do consulado no 2º andar do prédio onde o órgão está instalado, estão sendo usadas quatro salas no 5º andar, mais a sede de uma agência de viagens do outro lado da rua e ainda na agência do Banco do Brasil, a uma quadra distante. 

“Os voluntários percorreram as filas para identificar as seções dos eleitores na sede do consulado”, disse Nei. 

Como as seções foram divididas por cores para facilitar a triagem no saguão do prédio onde fica o consulado, os eleitores eram logo encaminhados para suas respectivas filas.  

Sérgio Tadashi Hagio mora em Nagoia e mesmo assim chegou de madrugada, às 3h30, para pegar fila em frente ao consulado. “Tinha mais gente na minha frente”, contou ele, que levou poucos minutos para votar.

“Será que o Brasil vai mudar? Não sei. Os políticos prometem muitas coisas. Não dá para saber se tudo o que falam é verdade”, afirmou. 

↑Luis Fuji

O eleitor Luis Fuji, também de Nagoia, não esperou muito para votar. Por ter 68 anos de idade, pegou a fila de prioridade e poucos minutos depois das 8h já estava indo para casa. “A tendência do Brasil é a reconstrução, para se tornar um país melhor”, comentou. 

↑Marina Obo com a amiga Rosa Nakata e Giovana 

Marina Obo veio de Ogaki (Gifu) e pegou seu lugar na fila às 2h. “É que eu saí de uma festa de aniversário e vim direto. E na minha frente já havia 11 pessoas”, disse.

Ela votou na agência de viagens que foi transformada em uma seção e às 8h10 já tinha cumprido seu dever. “Tenho fé que nosso Brasil melhore, porque a corrupção está demais. A indignação é total”, disse. 

HAMAMATSU

Quem esperava filas dobrando o quarteirão se surpreendeu na manhã deste domingo, ao ir votar no Consulado-geral do Brasil em Hamamatsu, local de votação para os brasileiros residentes em Shizuoka.

Em frente à porta que dava para o elevador do prédio, funcionários e voluntários erguiam placas de sinalização aos eleitores. A votação está sendo conduzida no térreo, nos 7º e 8º andares e as poucas filas que se formam em frente ao elevador logo são desfeitas.

Luciano Mitsumori, que é funcionário do consulado e estava orientando os eleitores na entrada, explicou que a falta de filas não é um sinal de menor comparecimento, mas de mais experiência e organização.

"Os mesários já estão com a experiência do 1º turno, os eleitores já sabem onde devem votar e melhoramos a sinalização. Também fizemos algumas alterações, como descer mais uma seção para o térreo", explicou.

A voluntária Adriana Sugino, que atuou no 1º turno e compareceu novamente para orientar os eleitores nesta eleição, confirmou que o comparecimento está alto e a expectativa é de tranquilidade ao longo do dia.

"A fila começou às 4 horas da manhã, abrimos o prédio mais cedo desta vez e a votação teve início às 8h. Hoje os eleitores estão só elogiando", disse, animada.

↑Valmir Dias Shibata ficou surpreso com a falta de filas

Quem passou sufoco no 1º turno, terminou a obrigação com o país de origem mais cedo e sem dificuldades. Este é o caso de Valmir Dias Shibata, de 29 anos, que veio de Kikugawa para votar e ficou surpreso com a rapidez.

"No 1º turno fiquei pelo menos uma hora na fila, dessa vez acho que deu 20 minutos. A impressão que fica é de que tem menos gente", comentou. Quanto ao importante momento político que o país vive, Valmir se mostrou animado. "Votei no meu candidato com ânimo e estou confiante", disse ele.

↑Deise Regina Pereira veio de Kakegawa para votar 

A brasileira Deise Regina Pereira, de 52 anos, também se mostrou animada depois de votar, enquanto esperava o marido deixar a urna. "Espero que ele possa ser um bom presidente. Eu já estava decidida desde o início da campanha", comentou. Deise veio de Kakegawa para votar e contou que não teve a experiência do 1º turno.

"Eu estava no Brasil e não pude votar. Não vi as filas da primeira votação, mas hoje foi rápido, acho que não esperei nem 10 minutos", contou.

Fotos: Antônio Carlos Bordin e Ana Paula Ramos/Alternativa.

Bolsonaro vence em Nagoia e Oizumi com mais de 90% dos votos válidos

Nagoia - O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, venceu disparado no segundo turno da eleição em Nagoia (Aichi) e Oizumi (Gunma), segundo boletins divulgados pelos consulados logo após a votação neste domingo.

Bolsonaro obteve 91,5% dos votos válidos (6.482) nas seções eleitorais que funcionaram em Nagoia. O candidato Fernando Haddad (PT) somou 601 votos (8,5%). Os votos em branco totalizaram 329 e os nulos, 269.

Em Oizumi, o resultado foi parecido. Bolsonaro venceu com 91,6% dos votos válidos (4.798), enquanto Haddad obteve 440 votos (8,4%). Eleitores que votaram em branco somaram 298 e foram registrados 194 votos nulos.

Bolsonaro obtém 92,1% dos votos válidos em Hamamatsu

Hamamatsu - A grande maioria dos eleitores que votaram em Hamamatsu (Shizuoka) deu vitória ao candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, que obteve 92,1% dos votos válidos (4.677), segundo boletins divulgados pelo consulado logo após a votação neste domingo.

O candidato do PT, Fernando Haddad, obteve 399 votos, ou 7,9% do total de votos válidos.

Os votos em branco somaram 225 e foram registrados 180 votos nulos.

Tóquio: fila de votação também serve para reencontrar amigos e fazer novas amizades

Tóquio - A fila de votação também é um lugar onde as pessoas podem reencontrar amigos e fazer novas amizades. Durante os 60 minutos de espera até chegar as urnas na zona eleitoral de Tóquio, as famílias Nishimura, Matsuyama e Sato acabaram se conhecendo neste domingo.

Marco Antonio Matsuyama, de Minami Alps (Yamanashi), apresentou aos novos amigos a sua plantação de abóbora. O casal Nishimura, de Misato (Saitama), ficou surpreso com a variedade.

Itamar Mitsuro, que votou pela primeira vez no Japão, também estava assustado com a fila.

Casado uma japonesa, ele vive há 27 anos no Japão. Nunca tinha votado na vida e nem mesmo participou do primeiro turno três semanas atrás porque estava trabalhando. Ficou empolgado por conhecer mais conterrâneos. A conversa só não avançou porque desta vez, no segundo turno, a fila andou bem mais rápido.

A professora Eunice Suenaga diz que sempre que precisou votar em Tóquio ela encontrou clima de tranquilidade, como está sendo agora no segundo turno. "Atípico foi o que ocorreu no primeiro turno, quando teve fila com até três horas de espera".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Alternativa Online (Japão)

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário