Plantio de arroz chega a 75% no Uruguai, com boas perspectivas
No Uruguai, o plantio de arroz correspondente à safra 2018/19 está bastante avançado e, se o clima permitir, este deve terminar em poucos dias. O presidente da Associação de Cultivadores de Arroz (ACA), Alfredo Lago, confirmou que, a nível país, 75% da área estimada já foi plantada.
No norte, o plantio está mais avançado, mas na zona produtora do leste, principalmente no departamento de Rocha, há bastante atraso, uma vez que o plantio começou a ser feito de forma tardia devido a problemas climáticos.
A boa notícia é que a maior parte do cereal foi plantada dentro da janela ideal e que os cultivos vêm com bom avanço, embora em algumas áreas haja problemas com a emergência - para os quais são necessárias novas chuvas a fim de evitar que os produtores tenham que irrigar e aumentar os custos.
O cereal deverá ter uma área final de 138.000 hectares, uma queda de 17,6% frente aos 162.422 hectares da safra anterior, que teve um rendimento de 8.593kg por hectare e uma produção de 1.445.000 toneladas.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Produção de grãos da China aumenta 1,2% em 2025, atingindo novo recorde
SC: Câmara Setorial de Grãos discute impactos do clima na safra de milho
Em novembro, IBGE prevê safra de 345,9 milhões de toneladas para 2025 e de 335,7 milhões de toneladas para 2026
Conab: Produção de grãos na safra 2025/26 está estimada em 354,4 milhões de toneladas
Arroz/Cepea: Demanda esboça reação, mas preço segue em queda
Planície Costeira Externa é a primeira região a finalizar semeadura de arroz no Rio Grande do Sul