Bolsas europeias caem com dúvidas sobre trégua comercial EUA/China

Publicado em 04/12/2018 16:19

LOGO REUTERS

Por Julien Ponthus

LONDRES (Reuters) - Os mercados acionários europeus fecharam em queda nesta terça-feira, pressionados por ações de montadoras, com investidores se questionando se uma trégua entre Estados Unidos e China numa disputa comercial levará a um acordo de longo prazo.

Após um rali na véspera, o índice alemão DAX, mais sensível a temores sobre a guerra comercial, caiu 1,1 por cento, enquanto o pan-europeu STOXX 600 recuou 0,8 por cento.

"O principal driver para o sentimento de risco global são as negociações comerciais EUA-China, que já não parecem tão promissoras quanto pareciam durante o final de semana", escreveu o estrategista de juros do Commerzbank, Christoph Rieger.

O setor automotivo europeu, o mais sensível aos temores sobre a guerra comercial, teve a maior queda setorial, com recuo de 1,7 por cento. Ações das montadoras alemãs Volkswagen, Daimler e BMW caíram entre 1,6 e 3 por cento.

O setor de tecnologia também foi um grande perdedor, com queda de 1,4 por cento. Fabricantes de chip, que também são fortemente expostos a comércio e à China, sustentaram fortes perdas com a AMS recuando 5,1 por cento e a Siltronic 8,1 por cento no vermelho.

Contribuindo com o sentimento fraco, a curva de rendimentos entre os Treasuries de três e cinco anos e entre as notas de dois e cinco anos se inverteram na véspera, pela primeira vez desde a crise financeira, excluindo dívida de curto prazo.

O índice FTSEurofirst 300 fechou em queda de 0,7 por cento, a 1.414 pontos.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,56 por cento, a 7.022 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,14 por cento, a 11.335 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,82 por cento, a 5.012 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,37 por cento, a 19.353 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,28 por cento, a 9.061 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,01 por cento, a 4.938 pontos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário