Mercado da soja exige atenção para vendas de curto e médio prazos
Podcast
Entrevista com Tarso Veloso e Matheus Pereira - Diretores da ARC Mercosul sobre o Panorama da colheita da soja
Download

Matheus Pereira e Tarso Veloso, diretores da ARC Mercosul, conversaram com o Notícias Agrícolas nesta terça-feira (22) a respeito das perspectivas para o mercado de grãos nos próximos meses, com dicas e apontamentos que podem ajudar o produtor rural a tomar a melhor decisão.
Com a colheita brasileira em andamento, a safra ainda não tem um número bem definido. A nível nacional, ocorreram alguns problemas climáticos, mas a safra ainda deve ser robusta - acima das 100 milhões de toneladas.
Contudo, a China reduziu seu consumo de soja, o que fez com que o mercado ficasse bastante depreciado. Assim, mesmo que a guerra comercial entre Estados Unidos e China seja solucionada, é possível que não haja alteração no patamar de preços da Bolsa de Chicago (CBOT).
No curto prazo, a produção mundial de soja é muito grande para o consumo, a não ser que os chineses entrem, comprem um estoque recorde e os preços aumentem. Mas, por conta da redução da importação, os prêmios também não sobem no Brasil.
O Brasil também ainda tem muita soja sendo formada em janeiro e fevereiro, o que pode abrir espaço para novas perdas de acordo com as projeções climáticas para os próximos 30 dias. A última estimativa da ARC Mercosul dá conta de uma safra de 116,8 milhões de toneladas, mas o cenário será acompanhado com calma para que um novo número seja divulgado.
Caso o produtor tenha algum grão disponível, o que é normal, os diretores recomendam aproveitar os preços parcialmente, mas ainda não totalmente. As oscilações políticas no Brasil ainda abrem espaço para novas variações do dólar.
Ao mesmo tempo, o Congresso norte-americano não liberou o orçamento para o funcionamento de serviços básicos. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), assim, não está divulgado seus dados, o que faz com que o mercado não tenha uma base para negociar.
1 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira
Dalmir Silva
Busco para fundo de investimento . CPR de soja Cetipada ou com seguro do BB . [email protected]