Armazém da Conab em Garça (SP) recebe certificação para estocar café com selo UTZ
Produtores de café que tenham certificação UTZ podem armazenar o grão na unidade da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Garça, no interior paulista. O armazém foi certificado como “cadeia de custódia”, ou seja, que possui a documentação cronológica ou histórico com o registro das sequências de controle, transferência, análise e disposição física dos produtos.
Para conseguir a certificação, o Armazém se adequou a diversas normas que priorizam a segurança, a integridade, a tecnologia e a qualidade, que começam no cafezal e se estendem até as condições de armazenamento e controle das sacas do café dentro do Armazém. “A certificação confere credibilidade aos critérios adotados, por meio de um conjunto administrativo, logístico e técnico”, esclarece a superintendente da Conab em São Paulo, Renata de Moraes Vicente Camargo. “O reconhecimento da UTZ também significa um compromisso dos produtores com a sociedade, considerando as rigorosas normas sociais e ambientais do programa”, completa.
A UTZ é um programa de sustentabilidade para café, cacau e chá, que visa a produtividade em maiores quantidades por menores custos, com foco no avanço agrícola e ecológico. As ações garantem que os produtos comercializados sejam negociados e manuseados conforme os requisitos determinados pela certificadora.
A Unidade Armazenadora de Garça foi instalada nas dependências do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC) e tem como finalidade específica a armazenagem deste produto, tanto dos estoques públicos quanto dos cafeicultores da região. Atualmente, além da guarda convencional, a unidade conta com big bags para o depósito de produtos agropecuários. A preferência dos produtores por este tipo de embalagem deve-se à redução nos custos com a mão de obra e com a logística de comercialização, o que gera mais eficiência na expedição dos produtos, com a vantagem de conservação da qualidade.
0 comentário
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)