Produtos biológicos no controle de pragas e doenças otimizam custos e potencializam produtividade; setor se expande no Brasil

Nesta quinta-feira (16), o Notícias Agrícolas recebeu em seus estúdios o engenheiro agrônomo e diretor de marketing da Agrivalle, Wagner Coladel, para falar sobre o uso de produtos biológicos para a produção de alimentos.
Coladel conta que a a expansão desse tipo de produto teve maior impacto em 2007, quando a legislação ficou clara para os produtos biológicos. Esse momento coincide também com a expansão no restante do mundo.
Segundo ele, os produtos biológicos vêm para atender uma demanda do consumidor por um produto mais seguro, além de também ser fundamental para a questão ambiental, que é bastante forte na produção de alimentos.
Hoje, os mercados de cana de açúcar e de soja são os maiores consumidores desse tipo de produto no Brasil. Antes, o setor de hortifrutis era quem dominava o mercado, embora os trabalhos na cana tenham começado desde a década de 80.
Ele ressalta que o produto biológico não é um concorrente do produto químico. Ele complementa e, muitas vezes, melhora o controle, ajudando a aumentar a produtividade e a eficiência do produtor.
1 comentário
SIA fecha 2025 com resiliência no agro e projeta retomada estruturada para 2026
FecoAgro/RS aponta 2025 como um dos anos mais difíceis para a agricultura gaúcha
Queda de 18% no preço da ureia altera estratégia de compra de fertilizantes no Brasil
Entregas de fertilizantes crescem 9,3%, com 35,86 milhões de toneladas entregues
Mesmo diante de ano desafiador, mercado de máquinas agrícolas mantém resiliência
Importação de óleo de palma pela Índia cresce em novembro em meio a preços mais baixos
Luis Victor Costa Perazolo
Parabéns NA por trazer informações de qualidade sobre controle biológico@