Colheita de café do Brasil atinge 22% do esperado até 28 de maio, diz Safras

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de café do Brasil em 2019/20 chegou a 22% da produção total esperada para o ano até 28 de maio, uma alta de seis pontos percentuais em relação à semana anterior, atingindo cerca de 13 milhões de sacas de 60 kg, informou nesta quinta-feira a consultoria Safras & Mercado.
Segundo a empresa, o ritmo da colheita está adiantado ante a última safra, que registrava 18% de progresso em igual período do ano passado, e também levemente à frente da média histórica para esta época, de 19%.
A Safras aponta que a umidade atrapalhou os trabalhos em determinadas áreas na última semana.
"O fato é que a colheita, mesmo começando mais cedo, segue praticamente em linha com a média histórica, atrapalhada pelo excesso de chuvas", afirmou a consultoria em nota.
Para o café arábica, a produção atingiu 16%, contra 14% em igual período de 2018/19 e 12% na média histórica, enquanto o café conilon, variedade do robusta cultivada no Brasil, tem 36% da colheita concluída, ante 29% no ano anterior e 39% na média.
Pelos dados da consultoria, a produção de café do Brasil na atual temporada deverá ser de 58,9 milhões de sacas de 60 kg, queda de 8,1% em relação ao visto para a safra anterior.
(Por Gabriel Araujo; edição de Roberto Samora)
0 comentário
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)