Argentina: safra de milho deve superar a de soja, segundo estimativas do Governo
Publicado em 05/06/2019 10:01
A Secretaria de Agroindústria da Argentina publicou, nesta terça-feira (05), o monitor de estimativas agrícolas para o mês de maio, no qual elevou em 1 milhão de toneladas sua projeção de safra de milho para 2018/19.
Segundo as estimativas oficiais, o avanço da colheita do cereal é de 51%. Espera-se uma produção de 56 milhões de toneladas. Ao apresentar suas primeiras projeções, o Governo havia calculado 55 milhões de toneladas para o milho.
Quanto à soja, 90% da área foi colhida. A estimativa se mantém em 55,9 milhões de toneladas, 48% a mais do que no ano passado.
Pela primeira vez em 20 anos, portanto, a produção de milho irá superar, em quantidade, a produção de soja, no marco de uma safra de grãos recorde de 145 milhões de toneladas. "O produtor e toda a cadeia agrícola voltaram a apostar e investir depois da pior seca em 50 anos porque confiam na Argentina", disse o secretário de Agroindústria, Luis Miguel Etchevehere.
De todos os modos, vale lembrar que na safra passada o milho também superou a soja, com 43,5 milhões de toneladas contra 38,8 milhões, mas se tratava de um ano atípico.
Por sua vez, a intenção de plantio de trigo alcança 6,4 milhões de hectares, superando em 2,4% a da safra passada. Pela primeira vez, a Argentina espera superar os 20 milhões de toneladas.
Tradução: Izadora Pimenta
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agrovoz
0 comentário
Com mercado lento, cotações do milho recuam na B3 nesta segunda-feira
Em apenas 15 dias úteis, Brasil já exportou mais milho do que em todo dezembro de 2024
Força de demanda segue mantendo futuros do milho de Chicago em alta nesta segunda-feira
Cotações do milho abrem a segunda-feira no campo positivo da Bolsa de Chicago
Milho/Cepea: Com demanda ainda fraca, preços caem em parte das praças
Futuros do milho recuam em Chicago nesta sexta-feira, mas ainda acumulam ganhos semanais