Nos primeiros seis meses, mais de 762 mil quilos de embalagens de defensivos agrícolas foram reciclados
Nos primeiros seis meses deste ano a Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (Adita) recebeu e destinou 762.768 quilos de embalagens de defensivos agrícolas, volume 3% superior ao registrado no mesmo período de 2018.
O gerente operacional da Adita, Waldir José Baccarin, estima que até o final do ano sejam recebidos e reciclados 1.550.000 quilos de embalagens. “Este trabalho começa no campo com a tríplice lavagem dos recipientes feita pelos agricultores. O próximo passo é a entrega nas unidades operacionais da associação ou coleta itinerante e, por fim, a transformação das embalagens feita por empresas cadastradas”, explicou.
É a logística reversa em ação. Recipientes plásticos que poderiam estar contaminando o meio ambiente ou ocasionando outros problemas estão sendo transformados. De tudo o que chega até a Adita, 90% é reciclado e 10% é incinerado de forma ambientalmente correta. A associação possui unidades em Maringá [sede], Umuarama e Campo Mourão. Abrange 4,3 milhões de hectares no Paraná, o que corresponde a 21,5% do Estado.
E tem boa notícia vindo por aí. Baccarin revela que, neste segundo semestre, estão sendo preparadas novidades a respeito do recolhimento das embalagens. Elas vão ser divulgadas nos próximos dias. Lembrando que a associação tem como parceiro o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev).
SERVIÇO – Para mais informações acesse www.adita.org.br ou ligue para o (44) 3025-3032.
0 comentário
Medida provisória libera R$ 60,46 mi para combate a incêndios e desmatamento
Parlamento da UE aprova acordo que atrasa de um ano na lei de antidesmatamento
CNA apresenta potencial do agro para energias renováveis
PRO Carbono lidera soluções de agricultura regenerativa na América Latina e acelera a descarbonização do campo à indústria
Com relatoria de Afonso Hamm, Comissão aprova projeto que libera reservatórios de irrigação em áreas de preservação permanente
Dia Mundial do Solo: setor produtivo garante preservação do solo com adoção de práticas sustentáveis