Café: Produtores vietnamitas enfrentam seca e aguardam por monções no ano que vem

Produtores de café do Vientã estão enfrentando seca para produção do grão e aguardam pelo período das monções, apenas entre abril ou maio do ano que vem. As informações são do site China Dialogue.
"Os cafés parecem maduros por fora, mas o fruto está seco e pequeno demais porque não teve chuva suficiente", diz Y Bel Eban, de 28 anos, da região de Krong, cidade de Buon Ma Thuot.
Para o site, Eban disse que foi registrado apenas 30 minutos de chuva na última estação na região produtora, mas as lavouras precisam, normalmente, de precipitações a cada 15 a 20 dias.
Cerca de 95% do café de todo o Vietnã é produzido na região do planalto central do país, onde fica localizada a cidade de Buon Ma Thuot.
O rio Srepock, que fornece água para pelo menos 60 milhões de pessoas no país, está secando diante das condições climáticas adversas e atingiu os níveis mais baixos em 100 anos.
Os produtores de café do país aguardam as chuvas das monções, que costumam ocorrer entre os meses de abril e maio. Ou seja, somente no ano que vem.
"No passado, as chuvas chegavam mais cedo e no tempo e o tempo era mais previsível", disse Eban ao site chinês. "Nas nos últimos anos o clima foi excepcionalmente duro".
* Com informações do site China Dialogue
0 comentário
México supera EUA e Europa e se torna o principal destino do café capixaba em 2025
Preços do café robusta fecham sessão desta 6ª feira (12) registrando a menor cotação em 2 meses
Após floradas, lavouras de café estão vivendo um período crítico para enchimento dos grãos
Café em Prosa #237 - Centro Rituais de Cafés Especiais é aposta da 3 Corações para estreitar relação com produtores
Hedgepoint projeta safra brasileira de café 2026/27 entre 71 e 74,4 milhões de sacas
Após dias de ganhos, preços do café arábica realizam lucros na manhã desta 6ª feira (12)