Gripe aviária: OIE notifica primeiros focos da doença na Arábia Saudita e Vietnã

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) notificou os primeiros focos de gripe aviária na Arábia Saudita e no Vietnã. No Vietnã, o vírus identificado foi o H5N6, enquanto na Arábia Saudita foi o H5N8 - ambos considerados altamente patogênicos pelos organismos de saúde. Nos dois países, a fonte ou origem da infecção ainda é desconhecida, de acordo com a OIE.
Na Arábia Saudita, 408 mil aves foram eliminadas por terem tido exposição ou contaminação com o vírus. O caso foi detectado em uma propriedade rural da capital, Riad.
No Vietnã, conforme a OIE, o surto foi detectado em uma granja na capital, Hanói. O caso foi confirmado hoje pelo governo local e levou ao abate sanitário de 3 mil aves.
Além dos casos reportados nesta quarta-feira, 5, a OIE já confirmou o surto em Israel, Ucrânia, República Checa, África do Sul, Romênia, Polônia, Índia, Eslováquia, Hungria e China. Os avisos de notificação da organização sobre a ocorrência da doença se acentuaram desde o início do ano.
0 comentário
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa
Mercado do frango inicia dezembro com boas perspectivas, mas poder de compra do produtor cai
Suínos/Cepea: Vivo segue na casa dos R$ 8/kg
Brasil pode ampliar exportações de carne de frango em 0,5% em 2025 após reversão de embargos, diz ABPA