Frango vivo entra no mês de junho com valorização; em São Paulo e Minas Gerais
Três altas consecutivas – todas de 10 centavos cada, nos três últimos dias de negócios de maio (dias 28, 29 e 30) – fazem com que o frango processado hoje no interior paulista entre no sexto mês do ano cotado a R$3,30/kg - curiosamente, mesmo valor registrado quase um ano atrás, na segunda quinzena de junho.
Em Minas Gerais o frango vivo também inicia o mês com idêntica cotação – R$3,30/kg – já que obteve novo reajuste de 10 centavos (o segundo da semana) na última sexta-feira, 29.
Em ambas as praças a cotação atual corresponde ao melhor resultado dos últimos dois meses e meio. Mas o que chama a atenção – embora represente pequeno detalhe – é que os ajustes obtidos em maio foram, todos, à razão de 10 (dez) centavos cada. Daí ocorrer uma pergunta: terá sido superada a “síndrome dos cinco centavos”, valor que vem marcando há anos (décadas?) os ajustes no setor?
Espera-se que sim. Pois ainda que os quatro reajustes obtidos no mês por produtores paulistas e mineiros esteja quase 14% acima do que foi registrado um mês antes, na mesma data, o valor ora registrado permanece aquém do alcançado um ano atrás, apresentando queda de 8,33% em São Paulo e de 5,71% em Minas Gerais. E – embora já dito, não custa repetir – continua insuficiente para cobrir o custo de produção.
0 comentário
Importações de frango da China pressionam mercado de carnes na Rússia
Leste da Alemanha é declarada livre da Peste Suína Africana após mais de cinco anos de combate
Frango/Cepea: Exportações são recordes para janeiro
Ovos/Cepea: Exportações registram melhor resultado para o mês de janeiro em 13 anos
Exportações de ovos crescem 30,9% em volume em janeiro
Suínos/Cepea: Exportação atinge recorde para janeiro