Reunião discute desenvolvimento da cafeicultura capixaba
O desenvolvimento da cafeicultura capixaba foi tema de uma videoconferência entre a diretoria do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Plataforma Global do Café (GCP) e o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). O encontro realizado nesta quarta-feira (15) teve foco na sustentabilidade e a união dos esforços para a melhoria da qualidade de vida e do trabalho dos agricultores familiares do Espírito Santo.
O diretor-presidente do Incaper, Antônio Carlos Machado, destacou a reunião como uma importante fonte de discussão para a melhoria contínua do cultivo do café no Estado. “É uma importante troca de conhecimentos com essas instituições que tem como missão e objetivo tornar a vida dos nossos agricultores familiares melhor”.
Também estiveram presentes na reunião o subsecretário de Estado de Agricultura Michel Tesch Simon, a diretora técnica Sheila Posse e o gerente de integração Pierângeli Aoki do Incaper. A reunião teve a participação dos representantes da GCP, Eduardo Matavelli e Eduardo Sampaio, e da Cecafé, Lilian Vendrametto.
Um dos conteúdos compartilhados pela GCP foi o “Manual de boas práticas para o controle de plantas daninhas” em formato digital a fim de auxiliar os agricultores. Outros temas discutidos para melhoria do trabalho na cafeicultura foram: uso correto de EPI, armazenamento de agroquímicos, manejo do mato e bem estar social.
A GCP é uma associação internacional com mais de 200 membros de todos os segmentos da cadeia produtiva do café e tem atuação em nove países, com o Cecafé como membro ativo da Plataforma Global no Brasil.O trabalho da instituição visa um setor cafeeiro sustentável que ofereça boas condições de vida para agricultores e trabalhadores e assegure sua permanência na atividade.
0 comentário
Disparada do dólar consolida quedas nos futuros do café arábica no fechamento desta 6ª feira (05)
Cafeicultor de MG vira a primeira lenda brasileira do café especial do mundo
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores