Preço do suíno no Paraná teve alta de 15% em junho
A suinocultura paranaense começa a mostrar sinais de recuperação. Nas últimas semanas o preço médio recebido pelo produtor apresentou elevação, de acordo com boletim do Departamento de Economia Rural (DERAL), da Secretaria de Agricultura do Paraná .
Nesta semana o quilo fechou em R$ 4,91 ante a R$ 4,54 da semana anterior, uma alta de 8%. Já quando comparamos ao preço médio de junho/20 está alta é maior ainda, chegando a quase 15%.
Esse aumento no preço normalmente beneficia aquele produtor independente que no Paraná estima-se que contribuem entre 20 a 30% da produção estadual. De lado tem o produtor integrado este possui uma relação comercial contratual com uma empresa integradora e sua remuneração, em geral, é feita por outros critérios que não só o preço praticado no mercado.
A expectativa para este segundo semestre de 2020, que é normalmente onde tem-se o maior consumo de carne suína no Brasil, é que tenhamos uma normalização da produção e, consequentemente, um ajuste fino entre a oferta e demanda.
0 comentário
Importações de frango da China pressionam mercado de carnes na Rússia
Leste da Alemanha é declarada livre da Peste Suína Africana após mais de cinco anos de combate
Frango/Cepea: Exportações são recordes para janeiro
Ovos/Cepea: Exportações registram melhor resultado para o mês de janeiro em 13 anos
Exportações de ovos crescem 30,9% em volume em janeiro
Suínos/Cepea: Exportação atinge recorde para janeiro