Café: Produtor precisa estar atento às oportunidades no mercado futuro, que deve voltar apresentar mais volatilidade
Podcast
Entrevista com Cesar de Castro Alves - Consultor de Agronegócio do Itaú BBA sobre o Mercado do Café
Download
O consultor de agronegócio do Itaú BBA, Cesar de Castro Alves, destacou em entrevista o Notícias Agrícolas que as próximas semanas poderão ser de bastante movimentação para o mercado do café na Bolsa de Nova York (ICE Future US). A semana foi marcada por preços abaixo dos 115 cents/lbp na segunda-feira (10) e pelas altas no pregão da quinta-feira (13), que ultrapassaram os 400 pontos.
"Eu entendo que alguns fatores possam estar ajudando na recuperação recente em plena colheita, acho que a seca favorece muito a colheita, mas complica um pouco o próximo ano", comenta. Além disso, Cesar destacou as baixas nos estoques certificados nos Estados Unidos e também as movimentações do dólar em queda durante esta semana, elementos importantes para a formação de preços na Bolsa e que reflete diretamente no mercado físico.
O especialista não descarta que novas baixas voltem acontecer nos próximos dias, apesar dos fundamentos e ações técnicas serem positivas para o mercado neste momento. "Existem razões para o café cair, razões técnicas e o produtor tem que olhar isso com cuidado, mas a verdade é que neste momento está favorecendo o produtor", explica.
O produtor de agora em diante vai encontrar dois possíveis cenários para os próximos dias, sendo um deles a entrada da nova safra e as condições de clima para florada. Destacou que há previsão de chuvas para a próxima semana, mas é que necessário que as chuvas sejam constantes para garantir o bom pegando da florada. Caso as condições sejam favoráveis à produção, o mercado pode voltar a registrar quedas. "Todo o racional é para quedas de preços até pelo tamanho da nossa safra", comenta.
Veja a entrevista completa no vídeo acima
0 comentário
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025
Ministro Fávaro recebe setor cafeeiro para alinhar estratégias de promoção internacional e financiamento da atividade