Preço da carne de frango exportada recua mais no Brasil do que nos EUA

Publicado em 28/08/2020 08:27

A análise dos valores divulgados mensalmente pela FAO aponta que nos 10 anos passados (2010 a 2019), a carne de frango exportada pelo Brasil alcançou, em média, valor 61% superior ao obtido pelo produto exportado pelos EUA.

Isso ocorre historicamente, desde que o Brasil iniciou suas exportações, 45 anos atrás. Porque, em essência, enquanto as exportações norte-americanas permaneceram restritas à coxa/sobrecoxa de frango (comportamento que vem sendo modificado), o mix brasileiro de carne de frango in natura sempre foi mais diversificado, abrangendo desde o frango inteiro a uma série de cortes específicos e bastante especializados.

Como mostra o gráfico inferior, o melhor resultado obtido pelo Brasil de 2010 para cá foi registrado em 2011, exercício em que os preços da carne de frango situaram-se, na média, 72% acima dos preços dos EUA.

Em 2020, no entanto, essa relação vem experimentando forte deterioração. Na média do período janeiro-julho (valores preliminares para o mês de julho) os preços brasileiros ficaram apenas 48% acima dos norte-americanos, o pior resultado dos últimos 11 anos.

Tal desempenho teria sido bem melhor se fossem considerados apenas os preços dos três meses iniciais de 2020, pois, no trimestre, o valor médio do Brasil foi 58% superior ao dos EUA. Mas o que veio a seguir estragou tudo. Porque a média do segundo trimestre caiu para 36%, com mínimo de 32% no mês de junho.

Notar que, embora preliminar, o preço brasileiro apontado pela FAO para o mês de julho é praticamente o mesmo divulgado por aqui pela SECEX/ME (diferença de apenas 0,3%).

Notar, também, que embora já diversificadas (o país é agora, por exemplo, grande exportador de pés/patas de frango para a China), as exportações dos EUA permanecem com o preço praticamente inalterado. O preço médio alcançado nos sete primeiros meses de 2020 girou em torno dos US$980/t, com variações inferiores a 3% acima ou abaixo da média.

Já o produto brasileiro registra variações bem mais significativas - de cerca de 12% acima e abaixo da média de US$1.446,29/t.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário