Conab eleva produção de milho da safra 2019/20, amplia a demanda e descarta desabastecimento

Publicado em 10/09/2020 13:22 e atualizado em 10/09/2020 14:02

LOGO nalogo

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) divulgou seu boletim de acompanhamento da safra brasileira de grãos para o mês de setembro e apontou que a produção total de milho nesta safra 2019/20 será recorde no Brasil, com 102,5 milhões de toneladas somando as três safras, um acréscimo de 2,5% em ralação ao ano anterior e 400 mil toneladas a cima da última estimativa de agosto.

A primeira safra nacional registrou aumento de 3,2% na área cultivada ficando em 4,2 milhões de hectares e já foi totalmente colhida. “Problemas climáticos na Região Sul prejudicaram o potencial produtivo das lavouras, sobretudo as do Rio Grande do Sul, reduzindo a produtividade média do país em 3%, comparada à safra passada”. A produção final ficou em 25,689 milhões de toneladas.

Na segunda safra, a colheita está estimada em 90% até o momento, faltando colher apenas algumas áreas em Mato Grosso do Sul e no Paraná. “O quadro climático apresentado na Região Centro-Sul impactou o rendimento das lavouras, pois, com exceção de algumas regiões, não conseguiram expressar todo o seu potencial produtivo”.

A produção da safrinha é estimada em 75,054,5 milhões de toneladas com uma produtividade média de  5.456 quilos por hectare, 90,93 sacas por hectare.

Já a terceira safra, com calendário produtivo semelhante ao do hemisfério norte, tendo como núcleo as lavouras da Sealba, que compreende as áreas produtoras situadas no nordeste da Bahia, Sergipe e Alagoas, e as situadas em Pernambuco e em Roraima. Apresentou área 4,1% superior à registrada na safra passada e a produção é estimada em 1,758 milhão de toneladas.

Oferta e Demanda

Na mesma publicação, a Conab realizou ajuste em sua previsão de consumo interno para a safra em curso. A estimativa sofreu alteração de 0,4% para mais do que a projeção de agosto, chegando em 68,6 milhões de toneladas.

“O ajuste é decorrente de adequação nos dados de consumo animal esperado e utilização de milho para produção de etanol na Região Centro Oeste”, diz o relatório.

Já a previsão de exportação permanece inalterada no montante de 34,5 milhões de toneladas neste atual ciclo. Para atingir este volume, espera-se que o Brasil embarque mais 22,8 milhões de toneladas de milho até janeiro de 2021.

“Cabe destacar que o total de produto exportado na safra em curso até agosto de 2020 é inferior em 36% ao observado no mesmo período da safra 2018/19. Esse fato, em parte, é justificado pelo atraso ocorrido na colheita do grão de segunda safra e em parte pelo aumento do consumo doméstico”, explica a Conab.

Sendo assim, o estoque de passagem esperado passa a ser de 10,4 milhões de toneladas, volume considerado suficiente para atender o consumo interno nacional por 56 dias a partir de fevereiro de 2021. “Dessa maneira, a Conab acredita que não existe risco aumentado de desabastecimento do cereal no Brasil”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Geraldo Emanuel Prizon Coromandel - MG

    Sei que não posso falar por outras regiões, mas no caso específico da minha para o milho safrinha, tivemos uma redução de, no mínimo, 20% na produtividade, com uma área levemente menor também devido ao atraso no plantio.

    0