Colheita do milho se encerra no MS nessa semana e volume da safra pode ficar acima do esperado

Publicado em 16/09/2020 14:04 e atualizado em 16/09/2020 14:35

A colheita do milho já se encerrou nas regiões Norte e Nordeste do Estado com produtividade acima da média esperada e ainda nessa semana as demais regiões devem finalizar os trabalhos de campo. A expectativa de que Mato Grosso do Sul deva colher 8,65 milhões de toneladas do cereal pode ser superada, conforme boletim semanal do Projeto SIGA-MS, o Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio implantado pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) em parceria com entidades de produtores rurais (Famasul e Aprosoja).

Nas regiões Norte e Nordeste, que conseguiram fazer o plantio mais cedo – e com isso não sofreram efeitos do frio e estiagem durante o desenvolvimento da planta – a produtividade média ficou acima de 100 sacas de milho por hectare. No entanto, nas demais regiões – castigadas pela geada, seca e eventos esporádico como uma tempestade de granizo – o retorno da lavoura foi menor. Regiões Oeste, Centro, Sul e Sul-Fronteira estão com produtividade na média esperada (76 sacas/ha); na região Sudoeste a colheita se revela acima da média e apenas na região Sudeste está um pouco abaixo da média.

Devido ao bom resultado das regiões Norte e Nordeste e não se confirmando uma quebra tão acentuada nas demais regiões, apesar dos contratempos, há a possibilidade da safra superar o volume estimado de 8,65 milhões de toneladas. No entanto, os técnicos do Projeto SIGA são cautelosos e preferem aguardar o fim da colheita para refazer os cálculos. Está identificado, porém, um viés positivo na produtividade.

O boletim desta semana lista alguns fatores que caracterizam a atual safra de milho em Mato Grosso do Sul: a colheita foi bastante demorada e será encerrada somente após a segunda semana de setembro devido ao plantio tardio de algumas regiões; a umidade observada até meados de agosto foi substituída por um clima bastante quente que tem acelerado as colheitas nas últimas três semanas; com a previsão do tempo apontando estiagem nesta semana, a colheita tende a avançar e se encerrar; apesar das dificuldades com a colheita, a produção do milho está com bom andamento em Mato Grosso do Sul.

O levantamento mostra também que, pelo menos 60,70% da safra do milho no Estado já foi comercializada e o preço disponível é de R$ 47,50 a saca de 60 quilos, com desvalorização de 2,15% entre os dias 8 a 14 de setembro. Entretanto, comparado ao valor médio do mesmo período do ano passado (R$ 27,56/sc), registra-se avanço nominal de 71,09% no preço do cereal em Mato Grosso do Sul, sinalizando para uma excelente rentabilidade no campo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sec. de Agricultura do MS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário