Cooxupé desmente estoques excessivos e diz que "esse é o melhor momento do café"

Publicado em 24/09/2020 11:19
Carlos Augusto Rodrigues de Melo, presidente da Cooxupé, contesta notícias sobre excesso de entrega nos armazens de cooperativas (que serviram de motivo para a derrubada dos preços do café)

Podcast

Cooxupé desmente estoques excessivos e diz que "esse é o melhor momento do café"

Download

A safra 2020 já está praticamente encerrada, colhida a estocada nos armazens. Mas notícias distribuídas por agencias internacionais, levantaram suspeitas de que a produção estaria acima do esperado, com armazens atulhados de sacas e com entregas armazenadas até mesmo em carrocerias de caminhões.

O exagero ocasionou na derrubada dos preços. Para desfazer as desinformações, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, presidente da Cooxupé (maior cooperativa de cafeicultores do mundo),  prestou esclarecimentos ao Notícias Agrícolas nesta quinta-feira, e revelou numero atuais de estoques e de mercado da cooperativa.

Nas 38 unidades da Cooxupé foram e ainda estão sendo recebidos 7,8 milhões de sacas, com um crescimento na oferta de aproximadamente 10% a mais do previsto. E com um importante detalhe: 80% desse volume já está todo vendido, tanto no mercado internacional como pelos próprios cooperados, que atenderam, lá atrás, sugestão dos técnicos da cooperativas, para aproveitarem os bons preços praticados naquela ocasião.

--"O resultado é que o cooperado está entregando seu café acima de 600 reais, preços superior ao que está sendo negociado pelo mercado fisico, atualmente", explica Carlos Augusto.

-- Outro fator, zeramos o excesso de oferta na entrada da safra que costumava jogar o preço para baixo. O produtor pode segurar, pois praticou a modalidade chamada de "café com lucro", antecipando as vendas nas entressafras do mercado.

Em resumo, Carlos Augusto deixou claro que a cooperativa estava e está preparada para receber mais café (tanto que finaliza a construção de uma enorme unidade de recebimento na região do Cerrado, em Patrocinio (MG),e que a próxima meta é superar os 8 milhões de sacas recebidas em seu armazens.

-- É resultado do planejamento e da confiança dos cooperados", finaliza Rodrigues de Melo.

(A Cooxupe congrega 15.590 cooperados, sendo a quase totalidade formada por pequenos e micros produtores. A cooperativa, em suas 38 unidades, é atendida por 2.544 colaboradores).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
João Batista Olivi
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário