Argentina plantou 29% da safra de milho e registra avanço na emergência das lavouras

Publicado em 15/10/2020 15:11

LOGO nalogo

O Ministério de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina divulgou seu informe semanal de estimativas agrícolas revisando atualizando seus dados para a safra de milho 2020/21. Segundo a publicação, os trabalhos de plantio da nova safra seguem avançando pelo país e já atingem 29% do total.

Este índice avança cinco pontos percentuais com relação a semana anterior e fica um ponto a frente do que era registrado neste período para a safra anterior 2019/20.

As regiões mais adiantadas são Corrientes (100%), Rosario Del Tala (93%), Entre Rios (92%), Paraná (90%), Venado Tuerto (85%), Junin (82%), Cañada de Gómez (80%), Rafaela (79%) e Casilda (75%). A expectativa é de uma semeadura total de 9.440.461 hectares, registrando decréscimo de 1,3% com relação aos 9.461.670 hectares da safra 2019/20.

A publicação destaca ainda, o plantio já terminou, ou avançou rápido em diversas delegações na região de Buenos Aires.

“Na área das delegações Pergamino e Junín foi concluído o plantio antecipado do milho. A germinação e a emergência ocorreram em diferentes condições dependendo do tipo de solo e da precipitação recebida. Houve um bom progresso na semeadura precoce de milho na área das delegações Lincoln, Bragado, Veinticinco de Mayo, Bolívar e Pehuajó, mas o progresso é lento de falta de temperaturas adequadadas em La Planta”, diz o Ministério.

Cenário diferente do da região de Córdoba, onde a ausência de chuvas determina um avanço lento do plantio. “Se nenhuma chuva ocorrer antes de 25 de outubro, uma área maior será usado para milho tardio”.

Em Entre Rios, uma vez concluída a semeadura do primeiro milho, observam-se eclosões uniformes com boa densidade de plantas, mas é significativo o relato de lotes com eclosões irregulares com menor estande de plantas por falta de umidade e baixas temperaturas e geadas.

No Pampa, os fortes ventos secos e os aumentos dos recordes de temperatura não permitiram aproveitar ao máximo as chuvas produzidas no final do mês na delegação de General Pico.

“Com exceção dos lotes onde são realizadas práticas de conservação de água no solo, a umidade do solo para o trabalho e plantio da cultura é classificada como início de seca. Neste contexto, os trabalhos de preparo do solo e de semeadura de milho precoce avançam lentamente, ainda não se generalizou e se não chover na próxima semana é possível que parem”, diz o relatório.

Por fim, em Santa Fé a semeadura precoce se encerrou em Avellaneda e vai se desenvolvendo com emergência de alguns lotes em Cañada de Gómez, Casilda e Venado Tuerto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário