Suspensão da TEC para importar soja e milho vai ajudar a segurar alta dos insumos no mercado interno, diz Ricardo Santin

Publicado em 19/10/2020 15:35 e atualizado em 20/10/2020 07:39
Ricardo Santin - Presidente da ABPA
De acordo com o presidente da ABPA, após a confirmação da medida de isenção temporária para trazer os produtos de fora do Mercosul, empresas já fazem estudos de viabilidade

Podcast

Entrevista com Ricardo Santin - Presidente da ABPA sobre a Suspensão da TEC para milho e soja

Download

LOGO nalogo


Com a confirmação na última sexta-feira (16) da suspensão temporária da Tarifa Externa Comum (TEC) para que o Brasil importe milho e soja de países de fora do Mercosul, o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, acredita que a medida deva segurar as altas destes insumos no mercado interno. A medida mé válida até março de 2021.

Santin explica que no início de setembro a Associação, representando os setores produtivo e industrial da cadeia de proteína animal, protocolou o pedido para a isenção temporária da tarifa à Câmara de Comércio Exterior (Camex). "A intenção é dar ao setor opções de adquirir esses insumos onde houver viabilidade de preço, e também ajudar a amenizar os preços no mercado doméstico", disse.

Entre as opções de países para importar soja e milho, o presidente da ABPA cita os Estados Unidos, ainda que relatórios do Departamento de Agricultura do país (USDA) apontem para estoques reduzidos e grande volume de produto destinado à exportação já comprometido. Na lista também constam Paraguai, que está com o plantio de soja atrasado, devido à falta de chuvas, Argentina e Ucrânia. 

"Mesmo assim, os volumes que os EUA têm atenderiam o Brasil no sentido de ajudar a controlar os preços, porque a importação não seria em quantidades enormes", explicou. 

De acordo com Santin, neste primeiro momento não é possível mensurar como a medida vai impactar os preços, já que as empresas estão colocando na ponta do lápis os custos com embarque, preço, levando em conta o câmbio, e o tempo para que os insumos cheguem ao Brasil. 

"Tem empresas que já estudam a viabilidade de trazer dois, três navios de grãos, mas ainda estão fazendo as contas. A nossa prioridade é comprar esses insumos no mercado doméstico, mas com os preços onde chegaram, é importante que haja opções para que isso venha de outros locais", disse.

Leia Mais:

+ Governo zera tarifas de importação de milho e soja até 1º tri de 2021, confirma a Reuters

+ Suspensão de tarifa de importação de soja e milho deve reduzir custo ao produtor de leite

+ "Zerar TEC de soja e milho não tem efeito com escassez mundial de produto", diz Liones Severo

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Tiago Pandolfo Balsas - MA

    Queria ter visto esse empenho todo em 2017 quando o milho estava R$ 20,00 e não dava pra pagar as contas do produtor. Vocês vieram complementar pra empatar com o custo de produção? Claro que não neh! Mas agora que podemos pagar prejuízos passados vem essas interferências absurdas. Ainda bem nosso câmbio está desvalorizado, e esse milho importado provavelmente será mínimo e não interferirá nos preços. Mas fica um precedente preocupante.

    1