Influenza Aviária: avicultura holandesa teme repetição da grande crise de 2003
Mais do que em ocasiões anteriores, as autoridades de saúde animal da Holanda tentam, por todos os meios possíveis, impedir a disseminação do vírus H5N8 da Influenza Aviária pela avicultura do país. Temem a repetição da crise ocorrida nos primeiros anos deste século ou, mais exatamente, em 2003.
Naquele ano, não só a Holanda mas diversos outros países europeus viram suas granjas serem afetadas pela Influenza Aviária. Mas, sob esse aspecto, a Holanda tornou-se uma ilha. Pois foi o tanto o número de casos registrados que, além de impedida de exportar todo e qualquer produto avícola produzido em seu território, a Holanda viu fecharem-se as portas da própria Comunidade Europeia, da qual faz parte, aos produtos de sua avicultura.
As medidas então adotadas permitiram que a doença fosse controlada em menos de 90 dias. Mas seus efeitos – por exemplo, fechamento de mercados – persistiram quase até o final de 2003. Nesse surto – apenas o primeiro dos vários que viriam a se repetir neste século – o país perdeu cerca de 25% do seu plantel.
0 comentário
Importações de frango da China pressionam mercado de carnes na Rússia
Leste da Alemanha é declarada livre da Peste Suína Africana após mais de cinco anos de combate
Frango/Cepea: Exportações são recordes para janeiro
Ovos/Cepea: Exportações registram melhor resultado para o mês de janeiro em 13 anos
Exportações de ovos crescem 30,9% em volume em janeiro
Suínos/Cepea: Exportação atinge recorde para janeiro