ABPA celebra vitória em painel de implementação contra Indonésia, na OMC

Publicado em 10/11/2020 14:52

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebrou a vitória do País no Painel de Implementação movido na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a Indonésia, diante do recorrente protecionismo imposto pelo país asiático para a importação de carne de frango do Brasil.

A publicação sobre a vitória, circulada hoje pela OMC, ocorreu diante da negativa indonésia em implementar as medidas já impostas após o contencioso de 2017, que também deu razão aos argumentos brasileiros.

As tentativas de acesso a este mercado remontam ao ano de 2009.  A ação na OMC foi iniciada em 2015.  Dezoito países, além da União Europeia, acompanharam o processo como terceira parte interessada.

“O interesse das diversas nações produtoras e exportadores neste painel demonstra a relevância da ação, bem como as razões sólidas que levaram o Brasil a apresentar o questionamento formal na Organização”, avalia Ricardo Santin, presidente da ABPA.

A ABPA, como representação do setor produtivo, acompanhou e deu suporte à ação liderada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, com o apoio dos Ministérios da Agricultura e da Economia, e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

“A Indonésia é um importante mercado, com mais de 250 milhões de habitantes de maioria muçulmana e um crescente consumo per capita.  Como grande produtor e exportador, o Brasil se mantém aberto a colaborar com a segurança alimentar deste importante mercado, complementando a produção local. Esperamos que a Indonésia cumpra suas obrigações como país-membro da OMC.”, ressalta Santin.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ABPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário