Argentina avança para 43% do milho plantado; Ministério aponta estágios de desenvolvimento nas províncias

Publicado em 13/11/2020 13:57

LOGO nalogo

O Ministério de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina divulgou seu informe semanal de estimativas agrícolas revisando atualizando seus dados para a safra de milho 2020/21. Segundo a publicação, os trabalhos de plantio da nova safra seguem avançando pelo país e já atingem 43% do total.

Este índice avança quatro pontos percentuais com relação a semana anterior e fica dois pontos a frente do que era registrado neste período para a safra anterior 2019/20.

As regiões mais adiantadas são Bolívar e Corrientes (100%), Rosario Del Tala (93%), Entre Rios (92%), Tres Arroyos (91%), Paraná (90%), Pehuajá (88%), Venado Tuerto (87%), Junin (85%) e Marcos Juárez e Tandil (84%).

No total, a Argentina deve semear 9.410.889 hectares de milho, montante 0,53% menor do que o registrado na safra 2019/20 que teve 9.461.670 hectares.

O Ministério também detalhou a situação das lavouras nas principais regiões do país. Em Buenos Aires, por exemplo, o milho precoce, já totalmente implantado, continua o seu desenvolvimento em boas e muito boas condições, com disponibilidade hídrica adequada, embora a ausência de chuvas, o aumento progressivo das temperaturas e a presença de ventos intensos o façam. a evaporação acelerada da umidade ocorre a partir dos primeiros centímetros da superfície da terra.

Na região de Córboda, o milho precoce está em estado vegetativo de V3 a V8 com boa aparência e saúde. A aplicação de fertilizantes nitrogenados está sendo realizada, aguardando a incorporação das chuvas. “Pode-se observar uma emergência um tanto irregular devido à umidade ajustada na semeadura”.

Em Entre Ríos, todo o milho precoce implantado está passando do estágio vegetativo V4 para V8. “Embora as chuvas recebidas durante a última semana de outubro tenham sido muito benéficas para a cultura, mais uma vez há um déficit hídrico em grandes áreas, sendo necessárias novas chuvas para continuar sua evolução e não ver sua situação afetada”.

A província de La Pampa a umidade é classificada como regular/início de seca em toda a região com exceção do setor centro nordeste onde a qualificação é adequada/regular. “O preparo do solo e o plantio do milho continuam em toda a região, principalmente nas parcelas onde são realizadas práticas de conservação da umidade do solo”, detalha.

Já em Santa Fé, a evolução da cultura é boa em geral, com áreas onde falta umidade para o seu normal desenvolvimento. Os lotes estão em diferentes estágios de crescimento, de acordo com a época de semeadura, materiais utilizados e condições climáticas de cada área.

“Na delegação Casilda, o amarelamento da área foliar é observado a partir da ativação de herbicidas pré-emergentes após as abundantes chuvas de 24 e 25 de outubro, que deveriam ter sido superadas, mas na ausência de novas chuvas ainda persistem no cultivo”, diz o Ministério.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário