Reino Unido proíbe entrada de passageiros da América do Sul por variante brasileira do coronavírus
LONDRES (Reuters) - O Reino Unido proibirá as chegadas de passageiros do Brasil, de outros países sul-americanos e de Portugal devido a preocupações com uma nova variante do coronavírus descoberta no Amazonas, disse o ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps, na quinta-feira.
"Tomei a decisão urgente de proibir chegadas da Argentina, Brasil, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela - a partir de amanhã, 15 de janeiro, às 4h (horário local) após evidências de uma nova variante no Brasil", disse Shapps no Twitter.
Portugal também foi adicionado à lista de países proibidos por causa de ligações estreitas de viagens com o Brasil, disse ele. Os trabalhadores que transportam bens essenciais de Portugal ficarão isentos.
Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz Amazônia afirmaram na terça-feira que a nova variante provavelmente surgiu no Amazonas entre dezembro e janeiro, e disseram que pode estar contribuindo para a aceleração de casos no Estado, que enfrenta uma severa segunda onda da Covid-19.
A nova variante foi detectada no domingo pelo Ministério da Saúde do Japão em quatro pessoas que chegaram ao país oriundas do Amazonas. Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, autoridades japonesas informaram que foram identificadas 12 mutações na nova cepa, sendo uma delas a mesma já identificada em variantes mais transmissíveis do vírus vistas no Reino Unido e na África do Sul.
Em dezembro, o Brasil suspendeu os voos do Reino Unido devido ao surgimento da variante britânica do coronavírus.
(Reportagem de William James)
0 comentário
China mantém taxas de juros de referência para empréstimos pelo sétimo mês consecutivo
Consumidores do Reino Unido sentem impacto dos aumentos de impostos com desaceleração da economia
Ações da China e Hong Kong avançam com sinais de entrada de dinheiro e porto de Hainan
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi