Maçã/Cepea: Tempo fecha no Sul e interrompe a colheita da gala
Chuvas atrapalharam a colheita da maçã gala da safra 2020/21 em diversos pomares do Sul do País na última (18 a 22/01). A interrupção constante da atividade reduziu a disponibilidade da fruta para a classificação e, consequentemente, para a comercialização – ficando abaixo do esperado no período. Mesmo assim, as poucas entradas que ocorreram já resultaram na oscilação dos preços ao longo da semana, os quais fecharam em queda.
Além disso, de acordo com agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, muitos clientes estão receosos em pagar valores elevados sabendo que, em poucos dias, podem cair, devido à retomada e intensificação da colheita. O perfil de gala que mais se desvalorizou foi a Cat 3 nos menores calibres (a partir da 165), em função da priorização na procura de Cat 1 e da concorrência com a eva Cat 1 de mesmos tamanhos – a qual tem apresentado preços atrativos. Assim, na média das regiões classificadoras, a gala 165 Cat 3 foi vendida a R$ 71,50/cx de 18 kg, recuo de 17% frente à semana passada. Para a próxima, agentes esperam que o volume ofertado de gala aumente, voltando a “balançar” as cotações da variedade.
0 comentário
HF Brasil/Cepea: Oferta elevada, preço em queda e margem pressionada marcam 2025; exportação surpreende pela resiliência
Cacau e Café: dois universos distintos que compartilham muito em comum
Produção acumulada de mandioca destinada à indústria nos estados do Paraná, MS e SP cresceu 10,3% em 2025
Mercado de cacau passa a considerar possível superávit
Comércio de frutas na Ceagesp de São Paulo deve crescer cerca de 30% neste fim de ano
Setor de hortifrutis projeta retomada das exportações brasileiras aos EUA com o fim do tarifaço