Típico de verão: Brasil terá quarta-feira marcada por pancadas de chuvas em todas as áreas do país

A quinta-feira (11) será marcada por muitas chuvas em todo o Brasil, e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para várias áreas do país. Segundo Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, os altos níveis da atmosfera favorecem a formação das chuvas no centro-norte do país, enquanto o sul do Brasil é influenciado por uma frente fria que passou rápido pela região.
Para as principais áreas produtoras do país, o Inmet emitiu alerta laranja de chuvas intensas para o centro-norte do Mato Grosso. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", destacou a publicação.
O mesmo alerta foi emitido para áreas do Matobiba. A tendência é de chuva intensa em todo o Tocantins e centro-do Maranhão. Já no Piauí e no oeste da Bahia, o alerta é amarelo e para acumulados de chuva. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação.
No Sudeste, o alerta também é amarelo e de chuvas intensas, válido para todo o estado de Minas Gerais. O especialista explica que além dos ventos em altos níveis, o aquecimento diurno também favorece a formação de nuvens carregadas. "O dia vai ser típico de verão e a tendência é que as pancadas ocorram principalmente entre a tarde e a noite", complementa.
Ainda no Sudeste, a previsão da Climatempo destaca que no extremo sul paulista e no litoral, a intensificação de áreas de instabilidade podem provocar chuva a qualquer hora do dia. "Com a umidade alta, o calor e a sensação de abafamento, muitas nuvens continuam se formando por todo o estado e as pancadas de chuva isoladas acontecem principalmente a partir da tarde forma moderada a forte com raios e ventos", diz a previsão.
Já na região sul, a passagem de uma frente fria favoreceu o aumento de nuvens nos três estados, e segundo Mamedes, já chove de forma isolada desde o início desta quinta-feira (11). "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", diz o alerta do Inmet.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:

Fonte: Inmet
![]()
Fim de tarde na plantação de soja na região de Santa Rita do Trivelato (MT) - Ana Moraes
![]()
Lavoura de soja na Fazenda Campo Belo no município de Sidrolandia (MS) - Rodrigo Pita
![]()
Imensidão verde da Fazenda Golin, Região da Coaceral, em Formosa do Rio Preto (BA) - Jando Golin
![]()
Monitoramento de percevejos no município de Querência (MT) - Luan Mauricio Andrade
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
0 comentário
Área entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais tem alerta vermelho para chuvas acumuladas
Temperaturas passam a ficar mais amenas no RS a partir desse fim de semana
Frente fria reforça chuva persistente e eleva o risco no Sudeste | Previsão 06/02/2026
Inmet alerta para grande acumulado de chuva no litoral do Nordeste na próxima semana
Calor intenso eleva risco para safras gaúchas, diz EarthDaily
Temporais deixam sudeste em alerta para riscos de enchentes e deslizamentos de terra